• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Projeto político pedagógico : garantia do direito à educação e qualidade social

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUDMILA CAROLINE DE OLIVEIRA.pdf (416.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Oliveira, Ludmila Caroline de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo tem por objetivo apontar a concepção coletiva de Projeto Político Pedagógico como instrumento de garantia do direito à educação dentro da escola, resultando em compromisso e busca de qualidade social por toda a comunidade escolar. Não basta o direito à educação estar garantido em lei para que se faça concretamente na vida dos cidadãos. É necessário criar mecanismos para a sua efetivação, garantindo o acesso e a permanência do estudante dentro da escola. Para tanto, a escola precisa voltar-se a uma prática pedagógica centrada no estudante, calcada na aprendizagem do exercício da cidadania e da democracia, visando à formação de um sujeito apto a participar das esferas trabalhista, social e política. Assim, a qualidade social da escola pública relaciona-se à educação justamente como prática social e ato político. O Projeto Político Pedagógico é o documento norteador de todas as ações da escola. Neste documento se definem os mecanismos para a garantia do direito à educação, da participação colegiada dos diversos segmentos da comunidade escolar e da obtenção da qualidade social. Apesar da importância que um Projeto Político Pedagógico deveria ter, a realidade educacional denota a falta de preocupação e até desconhecimento da comunidade escolar sobre o papel fundamental deste documento, além da ausência de participação coletiva na sua construção e efetivação. Apresenta-se neste artigo a pesquisa realizada numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba sobre esta problemática, evidenciando os motivos que levaram a comunidade desta escola ao desconhecimento e ausência de participação em seu Projeto Político Pedagógico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47283
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV