dc.contributor.author | Oliveira, Ludmila Caroline de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:32:08Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:32:08Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47283 | |
dc.description | Orientador (a): Andréa Ceccatto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo tem por objetivo apontar a concepção coletiva de Projeto Político Pedagógico como instrumento de garantia do direito à educação dentro da escola, resultando em compromisso e busca de qualidade social por toda a comunidade escolar. Não basta o direito à educação estar garantido em lei para que se faça concretamente na vida dos cidadãos. É necessário criar mecanismos para a sua efetivação, garantindo o acesso e a permanência do estudante dentro da escola. Para tanto, a escola precisa voltar-se a uma prática pedagógica centrada no estudante, calcada na aprendizagem do exercício da cidadania e da democracia, visando à formação de um sujeito apto a participar das esferas trabalhista, social e política. Assim, a qualidade social da escola pública relaciona-se à educação justamente como prática social e ato político. O Projeto Político Pedagógico é o documento norteador de todas as ações da escola. Neste documento se definem os mecanismos para a garantia do direito à educação, da participação colegiada dos diversos segmentos da comunidade escolar e da obtenção da qualidade social. Apesar da importância que um Projeto Político Pedagógico deveria ter, a realidade educacional denota a falta de preocupação e até desconhecimento da comunidade escolar sobre o papel fundamental deste documento, além da ausência de participação coletiva na sua construção e efetivação. Apresenta-se neste artigo a pesquisa realizada numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba sobre esta problemática, evidenciando os motivos que levaram a comunidade desta escola ao desconhecimento e ausência de participação em seu Projeto Político Pedagógico. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico : garantia do direito à educação e qualidade social | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |