A EaD na formação de professores universitários
Resumo
Resumo : A Universidade Federal do Paraná por meio da PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional) e do COPEFOR (Coordenação de Politicas de Formação do Professor) ofereceu a seus docentes o curso relacionado à formação didática de professores, com carga horária de 90 horas, totalmente a distância, utilizando como ferramenta principal o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso teve quatro edições: duas no ano de 2012; e duas no ano de 2013. Este trabalho foi baseado em um estudo exploratório-descritivo, com o objetivo de avaliar a contribuição da Educação a Distância (EaD) para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes relacionadas ao processo de formação didática dos professores da Universidade Federal do Paraná no ano de 2013. Foi realizada a análise documental do curso ofertado no primeiro semestre de 2013. Para tanto, foi aplicado um Survey com docentes que participaram como cursistas. Por meio dos dados obtidos, foi avaliada a eficiência do curso, bem como os perfis e objetivos dos participantes, suas perspectivas em relação ao curso e, principalmente, suas impressões acerca da modalidade da Educação a Distância.