O trabalho para a melhora no ensino-prendizagem (sic) de geografia em uma escola estadual do Campo de Marilu - Iretama-PR
Resumo
A presente pesquisa teve com objetivo de reconhecer metodologias de ensino, que possibilitem uma melhor associação do conhecimento aprendido na Escola do campo e empregado na realidade do aluno, assim como, trabalhar na pesquisa de possibilidades de elaboração de materiais concretos para trabalho nas aulas de geografia, as tornando mais atrativas. O resgate de aprendizado em possíveis pontos falhos na aprendizagem se fez partindo das vivências do aluno para uma melhor compreensão do conteúdo apresentado durante as aulas, assim como a verificação dos conhecimentos aprendidos feito no decorrer das aulas. A disciplina de Geografia éuma ciência a qual necessita de grande compreensão e muitas vezes de imaginação para entendê-la e abstraíla. Na maioria das vezes pode-se demonstrar o conteúdo com imagens e vídeo, mas o trabalho com o concreto em forma de aulas de campo, por exemplo, buscando a realidade e vivencias do aluno é fundamental para o sucesso no decorrer de todo trabalho realizado. Durante a pesquisa, notou-se um interesse por parte dos alunos, quando proposto o trabalho na montagem da maquete, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e certa apatia por parte da leitura em sala de aula, isso comprova a necessidade eimportância do trabalho com o concreto em sala de aula, ele não deve ser entendido pelo professor como uma aula inovadora, mas sim sempre presente em seu cotidiano e de seus alunos.
Collections
- Educação do campo [600]