Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Claudia Madruga, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T18:08:54Z
dc.date.available2022-08-25T18:08:54Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45808
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Claudia Madruga Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/10/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 95-97pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, o reconhecimento de si do corpo deficiente feminino, corpo que se refere a jovens com deficiência intelectual leve estudantes da APAE de Curitiba; corpo que se apresenta como objeto de estudo e para o qual se organizou um trabalho de intervenção nas aulas de Educação Física. Nos três movimentos desta cartografia, busca-se compor um novo sentido desse corpo, uma nova percepção e reconhecimento de si. No primeiro movimento, contextualiza-se o corpo feminino e deficiente. No segundo, o corpo da tradição, da Educação Física e o desejo de um corpo mais sensível através do poder de ser afetado e na vontade de potência. Já no terceiro, abordamos a dança como potência ao encontro da multiplicidade dos corpos. Por fim, com as práticas da dança Contato e Improvisação, exploram-se as possibilidades do corpo feminino deficiente, fazendo com que as dimensões conceituais que o permeiam como multiplicidades, pluralidades e potencialidades sejam postas a bailar na expressão/improvisação. Almejou-se flexibilizar no contato entre corpos um processo de inserção cultural e expressão das diferenças, explorando um corpo sensível, um corpo sem órgãos potencialmente desejante. Palavras-chave: Corpo feminino deficiente; Dança Contato Improvisação; Educação; Educação Física; Filosofia da Diferença; Filosofísica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This cartography is developed about the deficient female body, crossed the concepts of Philosophy of Gilles Deleuze and Felix Guattari difference. It discusses the invisibility of affections and therefore the recognition of other female deficient body, that refers to young people with mild intellectual deficiency students of APAE in Curitiba; body itself as an object of study and for which it organized an intervention work in physical education classes. In the three movements of this cartography, we seek to compose a new sense of that body, a new perception and recognition of oneself. In the first movement, it contextualizes the female and deficient body. In the second, the body of tradition, Physical Education and the desire for a more sensitive body through the power of being affected and in the will to power. In the third, we approach dance as power to meet the multiplicity of bodies. Finally, the dance practices Contact Improvisation explore the possibilities of the deficient female body, causing the conceptual dimensions such that the permeate manifolds, pluralities and potentialities be put to dance in the expression/improvisation. It longed for relax in contact between bodies a cultural integration process and expression. Of differences, exploring a sensitive body, a body without potentially desiring bodies. Keywords: Deficient female body; Dance Contact Improvisation; Education; Physical Education; Difference of philosophy; Philosophysics.pt_BR
dc.format.extent100 f. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança - Educaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleCartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples