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dc.contributor.advisorRibeiro, Regiane Regina, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorOliveira, Alessandra dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T17:28:25Z
dc.date.available2023-03-06T17:28:25Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45091
dc.descriptionOrientador: Regiane Regina Ribeiro.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O principal objetivo desta monografia é discutir o cenário contemporâneo das políticas de gênero nas organizações, refletindo sobre a importância da comunicação organizacional na disseminação dessas práticas. As políticas de gênero surgem como ações de Responsabilidade Social nas organizações com a finalidade de alcançar a equidade de gênero no mercado de trabalho, uma vez que as mulheres encontram inúmeras barreiras culturais e sociais dentro e fora das empresas. Desse modo, serão abordados o histórico e as motivações sociais que levaram ao processo de gestão da Responsabilidade Social para dentro das organizações, que afeta os objetivos, missão e visão das empresas e até mesmo seu planejamento estratégico. Nesse contexto, também será discutida a importância das Relações Públicas como fator fundamental e estratégico para a eficácia dos programas de Responsabilidade Social e consequentemente nas políticas de equidade de gênero. A metodologia utilizada é o estudo de caso do programa de Incentivo à Equidade de Gênero da empresa Itaipu Binacional, que ocupa lugar de destaque com seus programas de Responsabilidade Socioambiental no Brasil e aplica conceitos de comunicação completos e abrangentes, principalmente no que diz respeito às Relações Públicas. Os resultados demonstraram que o sucesso de um programa de Responsabilidade Social como o de equidade de gênero alcança maior êxito com uma gestão estratégica que priorize a comunicação, e que essa, mediada pelo profissional de Relações Públicas, desenvolva estratégias para todos os públicos envolvidospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresa - Normaspt_BR
dc.titlePolíticas de gênero e comunicação organizacional : estudo de caso do programa "Incentivo à eqüidade de gênero" na empresa Itaipú Binacionalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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