Show simple item record

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlospt_BR
dc.contributor.authorMello, Mariana de Oliveira Felskypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-28T21:45:10Z
dc.date.available2017-03-28T21:45:10Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/44621
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 01/07/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 110-117pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação, vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro (ELiTe - UFPR/CNPq), teve como objetivo compreender os sentidos de Educação Física para alunos do 1° ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Curitiba/PR, investigando as aproximações entre corpo e performance na escola. A pesquisa se desenvolveu com crianças entre 5 e 6 anos de idade que estão iniciando suas atividades escolares e tendo o primeiro contato com a Educação Física escolar. A abordagem metodológica se efetivou a partir da realização de doze aulas, nas quais houve a observação do comportamento corporal dos alunos. Após o término do conjunto de aulas, foi solicitado às crianças que representassem por meio de desenhos realizados em uma folha de papel, os sentidos de Educação Física para elas. Ao todo foram realizados cento e sessenta e quatro desenhos compostos por elementos verbais e visuais, a partir da mediação da professora-pesquisadora, que se constituíram em Protocolos Verbo-visuais de Educação Física. No total dos protocolos que compuseram a pesquisa, os elementos representados foram similares entre si, sendo realizada nesta dissertação a análise de cinco destes protocolos. O arcabouço teórico foi ancorado na Análise Dialógica do Discurso e nos Estudos da Performance na Educação. Os resultados apontam sentidos de Educação Física, relacionados a diferentes noções de liberdade corporal, movimento, brincadeiras e espaço físico que, por sua vez, reorganizam e resignificam os corpos e as performances na/da esfera escolar. Palavras-chaves: Produção de Sentidos. Bakhtin e o Círculo. Estudos da Performance. Educação Física. Protocolos Verbo-visuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation, associated to the Laboratory of Studies in Education, Language and Theatre theater (ELiTe – UFPR/CNPq), had as objective understand the senses in Physical Education for students of the 1st grade of elementary school, in a municipal school in Curitiba/PR, investigating similarities between body and performance at school. The research was developed with children between 5 and 6 years old who are starting their school activities and having first contact with Physical Education at school. The methodological approach was executed from thelve classes, in which there was observation of body behavior of students. After set of classes, it was requested children to show through drawings designed on a sheet of paper senses of Physical Education for them. Altogether, were designed one hundred sixty-for drawings composed of verbal and visual elements, from teacherresearcher mediation, which constituted Protocol Verb-visual Physical Education. In all of the protocols that were part of the research, the represented elements were similar to each other. At this dissertation was made analysis of the five protocols. The theoretical framework was anchored in Dialogic Discourse Analysis and Studies in the Performance in Education. The results indicate senses of Physical Education, related to different notions of body freedom, movement, games and physical space, in which reorganize and reframe bodies and performances at/from school enviroment. Keywords: Production of meanings. Bakhtin and the Circle. Performance Studies. Physical Education. Verbal-visual protocols.pt_BR
dc.format.extent117 f. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação física - - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCorpo - Percepção visualpt_BR
dc.titleCorpo e(m) performace nas aulas de educação física : produção de sentidos em perspectiva verbo-visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record