O marketing de serviços educacionais e a fidelização do consumidor final

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Date
2007Author
Nakamori, Silvana
Metadata
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Marketing de serviçosEscolas - Organização e administração
Satisfação do consumidor
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral verificar como o marketing de serviços em uma instituição educacional pode auxiliar na fidelização do consumidor final. Caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados livros, jornais, revistas, periódicos e busca em sites especializados e também por se fazer um estudo de caso no qual se analisa o CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade – departamento ligado à Universidade Federal do Paraná. Para tanto, apresenta-se um apanhado geral sobre o marketing e sobre a área de prestação de serviços – área em constante crescimento nos últimos anos – além do caso específico de prestação de serviços educacionais. Na seqüência, explana-se o marketing de serviços educacionais, que até há pouco tempo, praticamente não existia um envolvimento destes profissionais nesta área pois acreditava-se que não havia necessidade, tendo em vista que a educação e a escola, por si só, bastavam para atrair e manter os alunos. Finalmente, faz-se uma contextualização a cerca do consumidor/cliente final e sua fidelização. No que tange à aplicação da pesquisa de campo, verifica-se que o CELIN é uma instituição em crescimento e que isto se dá pela vinculação à marca UFPR, pela qualificação dos docentes e pela variedade de idiomas oferecidos. Contudo, não há um planejamento de marketing, o que dificulta o crescimento deste centro de línguas
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