Crédito direto ao consumidor e a abrangência do crédito no comportamento dos consumidores
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o crédito ao consumidor e sua realidade quanto a aquisição do mesmo entre classe social, nível de escolaridade e principalmente a inadimplência destes consumidores. A pesquisa analisa também a posição de autores referente ao assunto crédito em uma pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo traz a realidade do tema apresentado pois envolve consumidores. Conclui-se que as características pessoais são menos importantes do que as características do crédito concedido. O crédito usado adequadamente, tanto por governos quanto por empresas, como instrumento de gerenciamento do consumo, continua a mostrar vigor notável, graças ao papel sumamente importante que vem desempenhando no cotidiano da humanidade por facilitar as transações de bens e serviços. A despeito das elevadas taxas de juros básicas no Brasil, que se refletem em taxas ainda mais altas para operações de empréstimos ao consumidor, um volume considerável de operações a prazo é realizado por empresas varejistas. Dada a baixa renda média do brasileiro, as empresas, para viabilizarem suas vendas, têm recorrido ao financiamento de seus clientes. Se por um lado a concessão de crédito permite o giro dos ativos das empresas, por outro induz à assunção de riscos financeiros que, eventualmente, podem transformar-se em perdas advindas da inadimplência.