Mercado de bens de luxo no Brasil
Resumo
Resumo: O tema do trabalho é o consumo de luxo no Brasil. Tem como objetivo verificar se há uma relação positiva entre a teoria do consumo conspícuo e o consumo de bens de luxo no Brasil. Para tal apresenta uma pesquisa de revisão bibliográfica da teoria do consumo conspícuo de Veblen e de autores como Lipovetsky e Allères que divergem no conceito de bem de luxo. Além disso, apresenta uma revisão acerca dos dados do consumo de luxo no Brasil e dados de duas pesquisas realizadas com consumidores desse mesmo segmento que tinham como objetivo entender as motivações para o consumo de luxo no Brasil. Decorrente da análise dos conceitos de bens de luxo, da análise do perfil do público brasileiro demandante desses produtos e das pesquisas o trabalho permite verificar a existência de poucos indícios de relações entre o consumo conspícuo e o de bens de luxo no Brasil, uma vez que a maioria dos consumidores compra esses bens por características pessoais como busca da exclusividade e qualidade do produto, o que se associa ao conceito definido por Lipovetsky e acaba se distanciando da teoria do consumo conspícuo Abstract: The subject of the present work is the consumption of luxury goods in Brazil. It targets the verification of the existence of a positive correlation between the conspicuous consumption theory and the consumption of luxury goods in Brazil. For such task, a bibliographic review on Veblen's conspicuous consumption is presented, along with the work from authors such as Lipovetsky and Allères, that diverge on the concept of luxury goods. Besides, a review on data about luxury consumption in Brazil and the results from two researches on the motivations behind this kind of consumption in the country are included. Through the analisys of the concepts of luxury goods, of the profile of the brazilian luxury consumer and the research results, this work verifies the existence of few evidences of relations between the conspicuous consumption theory and the luxury goods consumption in Brazil. That is attributed to the fact that the majority of consumers that buy such items do so for personal characteristics such as the search for exclusivity and product quality, stablishing association with the concept defined by Lipovetsky and distancing itself from the conspicuous consumption theory
Collections
- Ciências Econômicas [2072]