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dc.contributor.advisorZainko, Maria Amélia Sabbag
dc.contributor.authorCorrêa, Vanisse Simone Alves
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-06-21T16:04:09Z
dc.date.available2016-06-21T16:04:09Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43132
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Amélia Sabbag Zainko
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 157-165
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores de Matemática pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná - UFPR e suas articulações com as qualidades necessárias ao professor para atuar no Ensino Médio Brasileiro, especialmente no Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI, a partir dos eixos estabelecidos pelo projeto inovador proposto pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O que motivou a presente pesquisa foi a percepção de dois graves problemas atuais da educação brasileira: - a falta de professores com o perfil adequado para o ensino da Matemática no Ensino Médio brasileiro, apesar dos inúmeros cursos de formação; - o alto índice de evasão dos alunos do Ensino Médio no Brasil. Os objetivos propostos são: - Realizar estudo avaliativo sobre o processo de constituição de professores no Brasil em um recorte específico sobre a formação ofertada pelo curso de Matemática da UFPR, a partir da avaliação institucional do curso, realizada no ano de 2013. - Investigar o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR, pela perspectiva metodológica de Eyng (2002). - Identificar se há semelhanças entre o ideal profissional almejado pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas e o professor apto a atuar no Ensino Médio, especialmente no Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI. - Estabelecer possíveis articulações entre a formação do professor de Matemática pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas e o perfil para a docência no Ensino Médio, especialmente no PROEMI. A metodologia deste trabalho iniciou-se com o levantamento das pesquisas realizadas na área. A seguir foi feita uma revisão de literatura, bem como as delimitações teóricas necessárias. Para tanto, foi realizada a seleção dos autores que embasaram teoricamente a pesquisa. Também foi realizada a análise dos dados obtidos junto à UFPR (dados secundários) a título de ilustração da realidade. A análise da legislação foi outro passo importante e necessário da pesquisa. A escrita do relatório final foi a última etapa realizada. O referencial teórico utilizado para o estudo foi vasto, destacando-se Weber (2002; 2004; 2007), Freire (1986), Foucault (1985; 2002; 2004), Gramsci (1979, 1981). Bobbio (1999), Zainko (2013), Nunes (2014), Afonso (2007), Dias Sobrinho (2003; 2010), Eyng (2002; 2007; 2013), Silva (2008), Saviani (2009), Dourado (2013, 2015) entre outros. Assim, o curso analisado é uma possibilidade de formação mais adequada às necessidades que se colocam na busca por uma educação de qualidade. Tais necessidades decorrem do entendimento de que em políticas educacionais não é somente o Estado quem atua, mas o Estado entendido por uma perspectiva ampliada, constituído pelo estado, sociedade civil e sociedade política organizados, promotores das demandas detectadas a partir da avaliação da educação. A pesquisa concluiu que é possível articular a formação inicial de professores ofertada pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR com o perfil almejado do professor que vai atuar no Ensino médio Brasileiro, especialmente no PROEMI. Apesar disso, reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer, pois há muitos entraves para uma boa formação de professores e atuação dos mesmos.
dc.description.abstractAbstract: This work has as study object the training of mathematics teachers by Degree in Exact Sciences, Federal University of Paraná - UFPR and its links with the qualities necessary for the teacher to act in the Middle Brazilian Education especially in High School Program Innovator - PROEMI from the axes set by the innovative project proposed by the National Pact for high school Strengthening . What motivated this research was the realization of two major current problems of Brazilian education: - the lack of teachers with the appropriate profile for the teaching of mathematics in the Brazilian high school, despite numerous training courses; - The high dropout rate of high school students in Brazil. The proposed objectives are: - Perform evaluative study on the teacher formation process in Brazil in a specific focus on training offered by the course of Mathematics at UFPR, from the institutional evaluation of the course , held in the year 2013. - To investigate the Pedagogical Course Project Bachelor of UFPR Exact Sciences, the methodological perspective of Eyng (2002 ). - Identify whether there are similarities between the professional ideal sought by the course of Exact Sciences Degree and teacher able to act in high school, especially in High School Program Innovator - PROEMI . - To establish possible links between the training of the mathematics teacher the course of Exact Sciences Degree and profile for teaching in high school , especially in PROEMI . To establish possible links between the training of the mathematics teacher the course of Exact Sciences Degree and profile for teaching in high school, especially in PROEMI. The methodology of this study began with a survey of research conducted in the area. Following a literature review was made, and the necessary theoretical boundaries. Therefore, the selection of authors who theoretically embasaram the survey was conducted. Also the analysis of data obtained from the UFPR (secondary data) as reality graphic was held. The analysis of the legislation was another important and necessary step in the research. The writing of the final report was the last step performed. The theoretical framework for the study was broad, especially Weber (2002 ; 2004; 2007) , Freire (1986 ) , Foucault ( 1985; 2002; 2004) , Gramsci (1979, 1981). Bobbio (1999 ) , Zainko (2013 ) , Nunes (2014) , Afonso (2007) , Dias Sobrinho ( 2003; 2010) , Eyng (2002; 2007; 2013) , Silva (2008) , Saviani (2009) , Dourado (2013, 2015) among others. Thus, the analyzed course is a possibility of more appropriate training to the needs that arise in the search for a quality education. These requirements result from the understanding that education policy is not only the state who acts , but the state understood by an enlarged perspective which the state, civil society and organized political society , promoters of the demands identified from the evaluation of education. The research concluded that it is possible to articulate the initial training of teachers offered by Degree in UFPR Exact Sciences with the desired teacher profile that will operate in the Brazilian high school, especially in PROEMI . Nevertheless, he acknowledges that there is still a long way to go, as there are many obstacles to a good teacher training and performance thereof.
dc.format.extent163 f. : grafs., tabs. algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectMatemática - Licenciatura
dc.titleA formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
dc.typeTese


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