Associação da cognição, escolaridade e atividade física com a qualidade de vida em uma amostra de idosas de Ponta Grossa-Pr.
Resumo
Resumo: A população brasileira e mundial está apresentando um avanço na média da idade, devido ao aumento da expectativa de vida, do bem-estar da população e da redução da taxa de natalidade. Nesse ínterim, o foco principal da pesquisa foi investigar a associação da cognição, escolaridade e prática habitual da Atividade Física (AF) kcom a percepção da Qualidade de Vida (QV) em idosas. Foram investigadas 544 mulheres do Departamento do Idoso da Fundação PROAMOR, do município de Ponta Grossa - Paraná. Como Instrumentos de medida, utilizaram-se os questionários: Mini Mental State (FOLSTEIN et al., 1975), para avaliar o nível/estado cognitivo; Sociodemográficos (MAZZO, 2003) e Socioeconômico da ABEP (2015), ambos para caracterização da amostra; International Physical Activity Questionnaire-IPAQ (2008), para classificação da atividade física; WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD, ambos para verificar o nível de QV. Nesse contexto, está pesquisa se caracteriza como descritivo correlacional, do tipo transversal. O delineamento básico consiste em descrever e determinar a relação que existe entre as variáveis e a sua predição. Para a análise, foi utilizada a estatística descritiva, mediante os indicadores de frequência absoluta e relativa para caracterização da amostra e classificação da atividade física ativa ou não ativa. Para a análise da QV foi utilizada a estatística descritiva e de associação do coeficiente de correlação de Pearson entre a prática habitual de atividade física com a QV e seus domínios, e comparação de nível de atividade física com a QV, com o grau de escolaridade e nível cognitivo através da Análise multivariada da variância (MANOVA). Os Resultados mostraram dados demográficos com idade média de 68,90 anos; de cor branca (82%); casada (38,6%); analfabeta ou primário incompleto (45,8%); com 5,17 anos de estudo; aposentada (50%); sem remuneração extra (81,3%) e da classe C (55,7%). A média de QV foi de 75,00, com melhor escore no domínio psicológico (70,83) quando se trata de QV geral. O nível de atividade física (405 ativas) e escolaridade teve um impacto influente (p-valor<0,05) sobre QVG e QV do Idoso, pois todos os testes individuais apresentaram igualmente elevada significância (p-valor<0,01). O poder estatístico para os testes foi acima de 0,80 (vetor QV geral + QV específico idoso). Nas avaliações pelos testes multivariáveis, os tamanhos de efeitos atribuíveis à escolaridade foram maiores (?2=0,031) dos que à atividade física (?2=0,017). O Nível de Atividade Física mais Escolaridade explicam igualmente a variabilidade de QV geral (?2=0,034) e de QV específico do idoso (?2=0,036). Portanto, a Atividade Física e a escolaridade, quando controladas, beneficiaram a QV na amostra das idosas avaliadas. Levantou-se a necessidade de a Educação desenvolver mais estudos de QV e saúde na população idosa. Nesse ínterim, a Atividade Física é uma possibilidade de aproximação da Educação para com os idosos, por meio de abordagem em Saúde Renovada. A aproximação da educação com QV na população idosa pode acontecer pela atividade física, sendo esta uma 'solda' no elo educativo do movimento humano. Para tanto, este estudo afirma para a presente amostra que a ATIVIDADE FÍSICA e a ESCOLARIDADE influenciam positivamente a QUALIDADE DE VIDA da população IDOSA. Abstract: The brazilian population and word is getting with increasingly advanced age. That occurs due to increased life expectancy, the welfare of population and reduction of birth rate. This research come investigate the association of cognition, education and usual practice of physical activity with the perception of quality of life (QL) in elderly. For this study we investigated 544 elderly woman participants of activities offered by the department of elderly of foundation PROAMOR, the city of Ponta Grossa-Paraná. Questionnaires used: 1) Mini Mental State (FOLSTEIN et al., 1975) instrument for assessing the level and state of cognition of elderly woman; 2) Sociodemographic (MAZZO, 2003); and 3) Socioeconomic of ABEP (2015), both to characterization the sample; 4) International Physical Activity Questionnarie -IPAQ (2008) for classification of physical activity; 5) WHOQOL-BREF and 6)WHOQOL-OLD both for verification the level of quality of life. This research is characterized as descriptive correlational, of the transversal type. The basic design of such research consists in describing and determine the relation between the variables and his prediction. The independent variables are the physical activity, the cognition and the education level; the dependents are the overall quality of life and their domains; lastly, the categorical variables are the marital status, social class and age. Descriptive statistics were used by the under the indicators of absolute frequency and relative for characterization of sample and classification of physical activity (active or not active). For the analysis of quality of life were used descriptive statistics, and the association between the habitual practice of physical activity with the quality of life and his domains, and comparison of level the physical activity with the quality of life, with the level of education and level cognitive. We have the following demographic features being the average age of 68,90±6,64 years, of caucasian (82%), married (38,6%), illiterate or incomplete the elementary school (45,8%), with 5,17±4,00 years of study, pension sb off (50%), without extra pay (81,3%) and class C (55,7%). Average of quality of life (average score = 75,00) with the best score on the psychological domains (70,83) when it comes to general quality of life. Level of physical activity (405 active) and the level of education has an influential impact (p-valor<0,05) about QVG (WHOQOL-BREF) + QV of elderly (WHOQOL-OLD), all the individual tests showed equally high significance (p-valor<0,01), the power of statistical for the tests was in mostly above of 0,80 (vector WHOQOL-BREF + WHOQOL-OLD). When we evaluate the model as a whole (multivariate tests) the effects of size attributable to education are higher (?2=0,031) than those attributable to physical activity (?2=0,017). Level of Physical Activity + Level of Education explain equally the variability of WHOQOL-BREF (?2=0,034) and of WHOQOL-OLD (?2=0,036). Final Considerations: The physical activity and the level of education when controlled benefit the QL in the sample of elderly women evaluated. We raise the need of education in developing more QL studies and health in the elderly. In the meantime, we see the physical education as a possibility for Education approach for the elderly, through Health Renewed approach. The approach QL with education in the elderly can happen through physical activity, which is like a "welding" in the link, which will be strong linking this current.
Collections
- Dissertações [947]