Cinema nacional e ensino de sociologia : como trechos de filme e filmes na íntegra podem contribuir com a formação crítica do sujeito
Resumo
Resumo: Estudar o cinema na perspectiva da Sociologia passa, antes de tudo, por uma
questão cultural, mas não se limita a isto. Pensar os desdobramentos que cercam a
temática do cinema é, também, se deparar com questões de ordem social, política,
econômica e ideológica das relações entre indivíduo e sociedade, levando-se em
conta que as mesmas são estruturadas a partir das esferas da produção e do
consumo. Este conjunto de relações constitui por si mesmo uma problemática das
Ciências Sociais. Por isso, quando se trata da sala de aula, a projeção de um filme
ou de um trecho de filme, não pode se restringir somente ao lazer ou ao
entretenimento. Com a implantação da Lei n° 13.006 de junho de 2014, que torna
obrigatória a exibição por 2 horas mensais de filmes nacionais nas escolas, a busca
por maneiras de trabalhar o cinema nacional de forma significativa na sala de aula
tornou-se premente.Foi a busca pela identificação de diferentes perspectivas de
trabalho com cinema nacional no ensino de Sociologia na Educação Básica que
motivou esta pesquisa. A abordagem metodológica partiu de uma revisão
bibliográfica sobre a temática e, na sequencia, foram analisados materiais
associados ao cinema presentes na página de Sociologia do Portal Dia a Dia
Educação – portal educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná -,
procurando compreender quais as perspectivas de trabalho apresentadas e como
estas podem contribuir com a formação crítica do sujeito. Abstract: Studying cinema from a Sociology perspective, goes, before anything, through a cultural matter, but it's not limited to that. To think the developments surrounding the cinematic theme, is to also come across issues involving the social, political, economical and ideological order of the relations between individuals and society, considering that those are structured by the spheres of production and consumption. This set of relations establishes by it self a Social Sciences problematic. Therefore, when it comes to the classroom environment, the projection of a film or an excerpt from a film, it cannot be reduced to an activity of mere leisure or entertainment. With the implementation of the Law Nº. 13.006 in June 2014 making it mandatory to exhibit a monthly two-hour of Brazilian national movies in schools, the quest for ways to approach the National Cinema significantly in the classrooms became pressing. It was the demand to identify different perspectives and methods to work with National Cinema in the Sociology classes at the Basic Educational level that motivated this research. The methodological approach originated from a literature review on the theme, and subsequently were analyzed the material associated with cinema within the Sociology web page at the Portal Dia a Dia Educação - educational internet portal of the State of Parana Educational Secretary -, seeking to comprehend which were the perspectives of the methodology presented and how those can contribute with the critical formation of the subject.
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