Um estudo da obra poética de Eucanaã Ferraz
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal o estudo da obra poética de Eucanaã Ferraz. Para tanto, foi analisada a "caminhada" do eu poético desde a sua primeira obra, Livro Primeiro, de 1990, até o seu livro mais recente, Escuta, lançado em 2015, em um total de 7 livros lançados até o momento. O estudo avançou cronologicamente pelos livros, e foram escolhidos os poemas considerados mais importantes com o objetivo de estabelecer não apenas um visão comparativa dentro de cada livro, mas também pensando na obra do poeta como um todo. Foi percebido ao longo do estudo que cada obra apresenta uma proposta diferente no que se refere a aspectos temáticos e formais; por exemplo, em Livro Primeiro, em que é possível perceber um eu poético mais saudoso com o seu passado e ainda indefinido com o seu futuro, em uma espécie de apresentação desse eu poético; em Martelo (1997), por sua vez, vislumbramos um eu poético mais focado na ideia de lapidação da palavra poética, ou seja, há aqui uma proposta mais consciente de trabalho com a palavra. Em Sentimental (2012), sua 6a obra, temos poemas que procuram trabalhar mais diretamente com a questão dos sentimentos, e vemos um eu poético desejando se mostrar mais emotivo. Mas, embora tenhamos essa variação do fazer poético ao longo das obras, alguns aspectos chamam a atenção por estarem, de certa forma, permeando a obra de Eucanaã Ferraz como um todo. Um desses aspectos é a maneira com que o eu poético percebe o seu entorno: parece que esse sujeito entra em uma espécie de sinergia com o que vê à sua volta, percebendo e explorando o não dito; para tanto, o título da sua obra mais recente, Escuta, levou o trabalho à Jean-Luc Nancy e seu texto A l'écoute, para tentar entender melhor de que forma esse procedimento acontece na poesia de Eucanaã Ferraz. Assim, a caminhada através dos livros foi entremeada pela noção de escuta que Nancy propõe no seu livro e que liga-se, por sua vez, às lembranças do eu poético, ao silêncio como matéria poética, e à tensão entre o claro e escuro, aspecto este entendido como um desejo pela claridade mas também uma vontade de "iluminar" o escuro produzido por essa claridade. Além desses aspectos, é importante ressaltar a forte plasticidade da sua poesia e, ligada a esse último fator, a procura pela imagem ideal através de um desdobramento de imagens. Em conclusão, este trabalho tem como intuito apresentar para o leitor o rosto do eu poético e a maneira como ele se configura ao longo dessa caminhada através dos livros. Palavras-chave: Eucanaã Ferraz; escuta; construção do eu poético Abstract: This dissertation contains a study of the poetic work of Eucanaã Ferraz. To do that, I have made a walkthrough from his first book, Livro Primeiro (1990), all the way to his last published work, Escuta (2015), in an overall of seven books published until now. The study has been made chronologically, and I chose the poems that I considered the most important, aiming to establish not only a comparative view between the poems of a particular book, but looking to the work of Eucanaã Ferraz as a whole. During the research, I find out that each of the books had a different proposal concerning thematic and formal aspects; for instance in Livro Primeiro, where we can glimpse a poetic persona more nostalgic with his past, and still having doubts about his future - presenting, in a way, the poetic persona in this first work; in Martelo (1997), we can perceive a poetic persona focused on the idea of lapidating the poem, meaning that we find it here a different approach. Going forward in Eucanaã's work, we have Sentimental (2012), his 6th work, with poems that try to deal with emotion and feelings. But, although we can note these variations in each of the books, a few aspects are maintained, almost without any changes. One of these aspects is the way the poetic persona perceives his environment: it seems that he engages in a synergy with his surroundings, seeing and exploring in the poem what others cannot see. That being said, the title of Eucanaã's last book, Escuta (2015), listening in English, called my attention, so I decided to explore more of that concept by working with Jean-Luc Nancy's book called Listening, in order to understand more about this notion. Therefore, the walkthrough that I mentioned before has Nancy's discussion merged all along this "path"; in addition to that, the notion of listening is also connected with the memories of the poetic persona, with the idea of silence as a poetic apparatus and with the tension between bright and dark - this tension is understood as an aspiration for clarity, but also a will to "enlighten" this darkened spots produced by the light. Also, it is important to note how Eucanaã's poetry deals with images and the way he is always trying to find an ideal image, creating a sort of web that connects each one of them in a poem. In conclusion, I wish to introduce this poetic persona to the reader in order to show a little better what this persona looks like - his silhouette - along this path. Keywords: Eucanaã Ferraz; listening; poetic persona walkthrough
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