Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
Resumo
Resumo : Fazendo um paralelo com a citação de Newton, é preciso que a educação brasileira veja mais longe, alcance novos horizontes, e em que melhores ombros poderia se apoiar que não dos professores, os gigantes da educação? Pensando nisso o presente trabalho busca trazer uma reflexão sobre a formação desse personagem tão importante para a formação de qualquer indivíduo. O presente trabalho pretende verificar a concepção que os professores do curso de licenciatura em ciências biológicas têm sobre a formação inicial de professores de ciências e biologia e a viabilidade do Programa de Residência Pedagógica.Para tanto investiga-se as contribuições do modelo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de ciências e biologia. O trabalho tem então como objetivos: analisar o espaço que o estágio obrigatório tem na formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, averiguar se há um distanciamento entre a teoria e a prática na formação docente, investigar a viabilidade da residência pedagógica na formação inicial de professores de ciências e biologia e problematizar a implantação da PRP no curso de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os participantes desta pesquisa são professores atuantes na formação inicial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A análise dos dados seguirá a análise de conteúdo conforme os núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006): a formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, o papel do estágio obrigatório nessa formação, articulação ou disparidade entre teoria e prática e, por fim, a residência pedagógica. Pretende-se obter subsídios para a melhoria da formação de professores de ciências e biologia pela maior inserção nas escolas, via o modelo de residência pedagógica.
Collections
- Licenciatura [168]