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dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Tathiane Alessandrapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T18:34:19Z
dc.date.available2022-09-19T18:34:19Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41707
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo principal da elaboração deste guia didático foi auxiliar professores e alunos do ensino fundamental no processo de aprendizagem e conscientização na educação para a água. O tema escolhido foi inspirado na atual condição dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, com o intuído de investigar e colaborar com a formação de cidadãos críticos e futuros gestores deste bem tão precioso. A aplicação do estudo foi no Colégio Estadual Romário Martins, localizado no município de Piraquara - PR. O contexto local desta escola remete diretamente na política de preservação de Mananciais de abastecimento público, pois o seu município sede abriga três barragens para captação de água, as quais abastecem aproximadamente 50% da população de 3 milhões de habitantes residentes da RMC. Além do guia didático, o presente trabalho buscou avaliar a qualidade dos materiais de apoio disponíveis para uso de professores e alunos, tendo como critério de avaliação o Caderno de Expectativa de Aprendizagem da Secretaria da Educação do Paraná de 2012, e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ciências do estado do Paraná de 2008. Também, aplicaram-se questionários a fim de levantar os conhecimentos prévios de professores e alunos sobre o tema água, e também suas experiências e dificuldades para tratar do assunto em sala. Os elementos encontrados nas respostas foram classificados, de acordo com as categorias de representações sociais descritas por Reigota (1995). Nas respostas elaboradas pelos professores foi possível identificar elementos naturais, sociais, políticos e econômicos, desta forma, todas foram classificadas na categoria globalizante. As respostas dos alunos, na sua grande maioria, remetiam à representação social naturalista, onde a natureza foi representada como intocada, sem a presença humana e suas alterações. Quanto aos materiais disponíveis para consulta e aplicação do tema, verificamos ser de boa qualidade e em grande volume de informações, sendo necessários apenas a organização e o planejamento do uso. Desta forma, acredita-se que o guia didático poderá auxiliar no processo de construção dos referenciais teóricos, que darão base à formação de cidadãos críticos, capazes de tomar decisões conscientes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectÁgua - Qualidadept_BR
dc.titleGuia didático sobre a qualidade da água para professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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