Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorBenatti, Felipe José Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorSchubert, Stephanie Caroline, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T16:50:41Z
dc.date.available2022-09-19T16:50:41Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41704
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O entendimento sobre o fenômeno vida, apesar de muito debatido, ainda não se demonstrou capaz de ser contemplado a partir de um conceito definitivo. Ao longo do tempo, inúmeras construções ao redor deste fenômeno emergiram, porém jamais de uma maneira que extrapolasse o contexto histórico e social, transformando-se em um conceito permanente. Apesar desta indefinição, o estudo da vida e de seus processos pode ser considerado um dos principais ramos da Ciência moderna, e é indiscutivelmente importante não só para o desenvolvimento de tecnologias que melhoram a qualidade de vida humana, mas também como base intelectual para que possamos alcançar nossos ideais como sociedade. Desta maneira, essa pesquisa busca compreender como se constrói as representações sociais desse fenômeno no universo dos docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Química e Filosofia da Universidade Federal do Paraná. Também buscou-se compreender de que maneira essas representações podem dialogar com a sociedade e quais foram as principais influências para suas construções no indivíduo. Para isto, nesta pesquisa foram aplicados questionários para 59 docentes, sendo 31 para docentes do curso de Ciências Biológicas, 14 para docentes de Física, 11 para docente de Química e 3 para docentes de Filosofia. As questões abordaram o entendimento dos docentes a respeito do fenômeno vida e origem da vida, como estes entendimentos foram construídos e se afetam as suas disciplinas de alguma maneira. Também foram perguntadas as referências bibliográficas a este assunto que são abordadas em sua aula e, posterior análise das obras que foram mencionadas com mais freqüência, além da análise dos livros utilizados nas disciplinas que compõe a grade curricular do curso de Ciências Biológicas da UFPR. A maneira que suas crenças pessoais, se existirem, afetam o seu entendimento sobre o processo e o fenômeno também foi investigada na pesquisa. A análise dos dados foi realizada com um método baseado na análise de conteúdo de Bardin. As respostas dos questionários demonstraram uma grande variedade de representações presentes no ambiente dos docentes. Apesar desta grande variedade, ainda sim foi possível a definição de alguns grupos claros de representações, como os contendo uma visão físico-química da vida, uma visão evolutiva, visão reprodutiva, visão metafísica e vários outros. Houve também diferença na intensidade da presença de determinados grupos nas representações sociais dos diferentes cursos abordados. Também, foi possível de se perceber que a maioria dos docentes acredita que suas representações sobre esse fenômeno influenciam de algum jeito sua atividade em sala de aula, e que a construção destas representações se dá a partir de diversas fontes, mas principalmente através da reflexão pessoal, vivência acadêmica, ensino superior e ensino básico.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectVida - Origempt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleRepresentações sociais dos docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Química e Filosofia sobre a origem da vida e o fenômeno da vidapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples