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dc.contributor.advisorMoro, Maria Lucia Faria, 1944-pt_BR
dc.contributor.authorPannuti, Maisa Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T18:14:17Z
dc.date.available2022-08-26T18:14:17Z
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41392
dc.descriptionOrientadora: Maria Lucia Faria Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho e verificar a relação entre conhecimento físico e conhecimento logico-matemático em atividades de manipulação de materiais na educação infantil. Foram aplicadas duas tarefas (pendulo e boia-ao-alvo) a três sujeitos, com idades respectivas de 3;6; 4;0 e 4;0 anos. As tarefas visaram a resolução de um problema por parte dos sujeitos. As situações foram gravadas em vídeo e transcritas literalmente, resultando em protocolos detalhados de todos os dados brutos. De recortes realizados nos protocolos, resultaram as sequencias que, compostas por esquemas dos sujeitos, as intervenções do experimentador e as reações dos materiais, foram analisadas. A analise microgenética realizada apontou para a existência de uma estreita relação entre as ações dos sujeitos e as características físicas dos materiais, expressa pelas alterações que os sujeitos realizam em suas condutas, em função do comportamento dos materiais decorrentes de uma ação anterior. Verificou-se, em todos os casos, a relação entre conhecimento físico e conhecimento logico-matemático, interpretada a luz da epistemologia genética, confirmando-se, assim, a hipótese da alteração dos quadros logico-matemáticos anteriores dos sujeitos, a partir das informações obtidas dos resultados de suas ações sobre os materiais. Dessa forma, as ações do sujeito sobre um material concreto manipulável podem provocar uma alteração na logica deste sujeito, que buscara adequar seus esquemas de assimilação, de natureza logico-matemática, na interação com o material. Os dados apontam para a importância desse tipo de atividade na educação infantil, assim como para a relevância da atuação do professor neste tipo de situação. Para as crianças dessa faixa etária, a manipulação de materiais concretos e fundamental para que possam avançar na construção de novos conhecimentos. Somente experimentando as diversas possibilidades de relações entre os materiais e a própria ação, e que as crianças poderão construir novos conhecimentos. Isto se explica pelo fato de que ao manipular materiais e observar suas reações, os sujeitos tem a oportunidade de formular hipóteses, estabelecendo relações entre suas ações e os resultados observáveis; podendo modifica-las para que obtenham êxito na resolução dos problemas apresentados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to verify the relation between physical knowledge and logical-mathematical knowledge, in material handling activities in kindergarten. Two tasks were assigned (pendulum and ball-to-target) to three individuals who were 3;6; 4;0 and 4;0 years old. The tasks sought the individuals solving a problem. The situations were video-taped and literally transcribed, resulting in protocols with gross data. Starting from that, cuttings made in the protocols resulted in sequences of happenings, consisting of the individuals' actions, the experimenter interventions and the materials' reactions, that were analyzed. A microgenetic analysis was made, and it was verified the existence of a strait relation between individuals' behavior and physical characteristics of the materials, expressed by changes in individuals' behavior, in consequence of materials' behavior due to a prior action. It was found in all cases a relation between physical knowledge and logical-mathematical knowledge, interpreted regarding of genetic epistemology, confirming, thus, the hypothesis of changing in the former logical-mathematical frames of the individuals, starting of information obtained from the results of their actions on materials. This way, the individual's actions over a handable material can change this individual's logics, that will try to fit its assimilation models, which have a logical-mathematical nature, to the interaction with the material. For children in this age, to material handling is fundamental in order to a go on in the building of new knowledge. It is only through experimentation of new possibilities of relations among materials and the action itself, that children may build new knowledge. It can be explained by the fact that, as they handle materials and observe their reactions, the individuals have the opportunity to create hypothesis, establishing relations between their own actions and the observable results; this way, they can modify them in order to have success in the resolution of presented problems.pt_BR
dc.format.extent151 f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimento nas criançaspt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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