Navegação Dissertações por assunto "Professores - Formação"
Itens para a visualização no momento 21-28 of 28
-
A pedagogia da escuta como prática educativa na educação básica : elementos revelados em pesquisas brasileiras sobre a escola pública
(2023)Resumo: A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Teoria e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo desta pesquisa foi realizar ... -
Percurso (auto)biográfico como professora de artes : um olhar sobre o desenho das crianças e seus momentos conceituais
(2021)Resumo: Na presente dissertação apresento meu percurso (auto)biográfico como professora de artes e o olhar sobre as práticas de desenho das crianças e seus momentos conceituais. Parto de propostas pedagógicas realizadas ... -
A prática pedagógica na perspectiva do pensamento complexo
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta elementos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Parte do questionamento de como o pensamento complexo pode auxiliar professores da educação básica a desenvolverem uma prática pedagógica ... -
Uma proposta de formação continuada para professores da educação especial com ênfase na comunicação aumentativa e alternativa
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação envolveu temáticas sobre Formação de Professores, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Alternativa com base na seguinte problematização: Que ... -
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) e a prática pedagógica : reflexões a partir de um curso de extensão com professores da educaçõ básica
(2018)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ... -
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ... -
Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
(2018)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como ... -
A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
(2022)Resumo: A temática dessa dissertação investiga a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores do Ensino Fundamental no município de Piraquara. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre ...