Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 16
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)
Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ...
Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
(2019)
Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma ...
As etapas do steam nas práticas didáticas com modelagem matemática na educação básica
(2022)
Resumo: Esta dissertação evidencia as etapas do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em atividades Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é indicar as proximidades entre ...
Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
(2016)
Resumo: Esta dissertação apresenta uma investigação relacionada ao processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Matemática na Rede Municipal de Curitiba, a partir das percepções ...
Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
(2019)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma ...
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ...
Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
(2019)
Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem ...
A representação gráfica como recurso didático na educação matemática para a resolução de problemas aritméticos
(2019)
Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Tem como ...
Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
(2018)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A ...
Resolução de problemas de divisão : esquemas utilizados por estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental de Curitiba
(2018)
Resumo: O trabalho tem como base a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud e tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica para a modificação dos esquemas de resolução de ...