A/r/tografia e enunciações Queer : hibridizações entre arte, gênero e sexualidade nas narrativas de professoras/es de arte
Resumo
Resumo: A presente pesquisa diz respeito às problematizações sobre as redes de saberpoder- verdade constitutivas das narrativas das professoras e professores de arte. O tema central da dissertação constitui-se em uma interrogação sobre as formulações comuns referentes a essas/es profissionais nas escolas, isto é, "professora criativa" e "professor gay" na disciplina de arte. As categorias desenhadas a partir da análise das entrevistas foram: Arte; ensino de arte e educação; gênero; sexualidade e práticas erótico-afetivas. As narrativas obtidas a partir das entrevistas permeiam toda dissertação que será composta por três partes, as quais são tomadas como escrituras-suportes. Desse modo, o caráter metodológico, a produção e as escolhas dos elementos que conferem sustentabilidade teórica, analítica e artística à investigação estão ligados à Teoria Queer, arte e à a/r/tografia. Para dar amaras teóricas valho-me dos conceitos de gênero e heteronormatividade e dos aportes foucaultianos sobre a noção dos jogos de verdade e da sexualidade enquanto uma forma de poder sobre a vida. Por fim, na última escritura-suporte, em seus subitens, ensaio sobre arte contemporânea e o queer que também faz parte desse caleidoscópio de possibilidades, apresento um conjunto de artistas e produções artísticas para pensar quais são os elementos ou categorias a serem considerados como significantes de uma visualidade queer. Relato os caminhos a/r/tográficos percorridos na dissertação e desenvolvo as considerações que se abrem para novos (des)encontros. Palavras-chave: a/r/tografia; arte; queer; gênero; sexualidade; narrativas Abstract: This research concerns the issues found on networks of knowledge-power-truth constituents on the narratives of art teachers. The central theme of the dissertation consists in an interrogation on common formulations related to these professionals in schools, that is, "creative teacher" and "gay teacher" in the discipline of art. The categories drawn from the analysis of the interviews were Art; teaching art and education; gender; sexuality and erotic-affective practices. The narratives obtained from the interviews permeate the entire dissertation, which will consist of three parts that are taken as support scriptures. Thus, the methodological character, the production and the choices of the elements, which give theoretical sustainability, analytical and artistic to the investigations are linked to the queer theory, art and a/r/tography. To give theoretical links I use the concepts of gender, heteronormativity and Foucault contributions on the notion of truth games and sexuality as a form of power over life. Finally, the last support-writing in its sub-items, essay on contemporary art and queer which is also part of this kaleidoscope of possibilities, I present a set of artists and artistic productions to think what are the elements or categories to be considered significant of a queer visuality. Reporting the paths to a/r/tographic covered in the dissertation and developing the considerations that open for new (dis)meetings. Keywords: a/r/tography; queer; art; gender; sexuality; narratives
Collections
- Dissertações [935]