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dc.contributor.advisorKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorRoncalio, Vanessa Weisspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T19:08:08Z
dc.date.available2020-04-27T19:08:08Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40900
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Virginia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 20/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 166-176pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design gráficopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta um estudo teórico a respeito da inovação apoiada no processo de significação de produtos que estabelece um framework conceitual para o design. Com o aumento da competitividade e a valorização crescente dos ativos intangíveis nos produtos de consumo a inovação apoiada no processo de significação dos produtos por intermédio do design é apontada por diversos autores como uma estratégia que pode ser adotada pelas empresas. Nesse sentido, considera-se o design como uma força integradora de conhecimentos e de competências voltada para os processos industriais, dentro dos quais a geração de significados constitui-se uma de suas competências. Uma ampla investigação conectou estudos anteriores e posteriores à abordagem de Verganti (2012) para aprimorar a concepção de significado em produtos, sendo identificada uma lacuna a respeito de aspectos abordados em autores das ciências humanas, não presentes nas abordagens atuais. Assim, a pergunta de pesquisa que orientou o estudo foi como estabelecer um framework conceitual para a gestão de design com base na significação em produtos. O objetivo geral deste refere-se a ampliar as formas de ver a noção de inovação de significado e possibilitar a aplicação desses conceitos pelo designer. Portanto, os métodos utilizados nesta pesquisa são de natureza qualitativa teórico-analítica, com base em revisão bibliográfica. A principal contribuição desta pesquisa refere-se à estruturação da abordagem da inovação de significado buscando facilitar a criação de métodos e estratégias mais adequadas para utilização na gestão de design. Palavras-Chave: Inovação de significado. Design de produto. Gestão de design.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a theoretical study regarding the subject of meaning in innovative product design. Introducing a conceptual framework in order to provide a set of analytical tools to better understand and classify the various forms that a product can translate meaning for its users. With increasing competitiveness and the increasing appreciation of intangible assets in consumer products, many authors consider the "innovation of meaning" through design a strategy that can be adopted by companies. In this sense, design is an integrating body of knowledge and skills focused on industrial processes, within which the generation and suggestion of meaning constitutes one of its very unique competences. A broad investigation connected previous and subsequent studies to Verganti's approach (2012) aiming to improve the concept of meaning in products, complementing it regarding some aspects already addressed in the humanities literature but not present in current approaches. Thus, the research question that guided this work was how to establish a conceptual framework for design management based on the approach of innovation of products meaning. The overall objective relates to expand the ways of seeing this approach to enable the application of these concepts by the designer. Therefore, the methods used in this research are qualitative, theoretical and analytic all based on literature review. The main contribution of this research refers to the structuring of the innovation of meaning approach seeking to facilitate the creation of methods and strategies for use in design management. Keywords: Innovation of meaning. Product design. Design management.pt_BR
dc.format.extent176 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectDesign - Criaçãopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.titleInovação a partir do processo de significação em produtos : um framework conceitual para o designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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