Artigo : a influência da embalagem no comportamento de compra de cosméticos da marca Natura
Resumo
Resumo : Desenvolvidas com o intuito de cumprir as funções primárias de proteção e armazenagem de produtos, com o advento dos supermercados, as embalagens deixaram de ser elemento secundário, ganharam relevância, tornando-se ferramenta estratégica na divulgação de produtos e marcas. Representam atualmente um dos principais instrumentos estratégicos do marketing de produtos, sendo responsável por viabilizar a inserção destes em canais de comercialização diversos, bem como, por ressaltar seus atributos de qualidade ou fazer com que auto se vendam. O design, por sua vez, quando aplicado ao desenvolvimento de embalagens, contribui para sua diferenciação através de cores, formatos ou tamanhos, o que torna fundamental considerá-lo na construção do planejamento e das ações integradas ao processo produtivo dos invólucros. Nesse sentido, desenvolveu-se um artigo para analisar a influência que as embalagens de cosméticos da marca Natura exercem no comportamento de compra. As embalagens cosméticas atuam como foco de apoio ao desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa demonstra a importância de se integrar ao planejamento de embalagens às operações logísticas e como é fundamental a temática do desenvolvimento de projetos de embalagens para o desenvolvimento econômico, tecnológico e ambiental de uma sociedade, para que os produtos sejam adequados com eficiência às necessidades e expectativas do consumidor, bem como, para a definição do posicionamento estratégico de uma empresa ou produto no segmento em que atua, consolidando-os no mercado. No decorrer do trabalho é apresentada a Natura Cosméticos S.A., unidade estabelecida em Cajamar - SP e expostos suas crenças, perfil empresarial e atuação no mercado, focalizando os critérios, técnicas, estratégias de design incorporadas ao projeto de suas embalagens. Com o resultado da pesquisa, pôde se afirmar que as embalagens são ferramentas estratégicas que devem ser amparadas por um consistente plano de desenvolvimento, de modo que as mesmas contribuam para a maximização das vendas dos produtos oferecidos no mercado e tenham um descarte sustentável.
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