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dc.contributor.advisorOliveira, Odisséa Boaventura de
dc.contributor.authorDavel, Marcos Alede Nunes
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-12-04T14:40:14Z
dc.date.available2015-12-04T14:40:14Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40326
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/07/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 107-111
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades e os limites para o trabalho com o ensino de língua inglesa na Rede Municipal de Educação (RME) de Curitiba a partir dos discursos de 22 professores de inglês que atendem os anos finais do Ensino Fundamental. Esses sujeitos responderam a um questionário durante um curso de formação continuada na RME. A fundamentação teórica trata a respeito do ensino de língua inglesa (JORDÃO, 2005, 2013, 2014a, 2014b; CELANI, 2002; CORACINI, 2003a, 2003b, 2013) e suas relações com a escola, com o professor, a cultura (FORQUIN, 1992; CHARLOT 2000, 2013), e com a sociedade local e global (RAJAGOPALAN, 2003, 2005a, 2005b; PÉREZ GÓMEZ, 2001). Defende a ideia de que o termo língua adicional está mais próximo das relações atuais entre língua inglesa, cultura e escola. O dispositivo teórico-metodológico para analisar este corpus é a Análise de Discurso de linha francesa, tendo como principais referências os trabalhos de Eni P. Orlandi e M. Pêcheux. Entre os conceitos abordados estão formação imaginária, condições de produção e discurso pedagógico, que são importantes para compreender as relações discursivas com a linguagem e o discurso escolar e científico como um meio de acessar os sentidos manifestados pelos professores-sujeitos da pesquisa sobre o ensino de inglês. Os resultados das análises se deram em função dos seguintes aspectos: a constituição docente, a atividade docente e a relação com a língua inglesa. Importantes para o delineamento da ideia de professor possível como um sujeito que circula entre as implicações da motivação, mediação e mobilização para produzir um ensino mais voltado à discursividade, num imbricamento entre o ideal e o real no contexto de produção das aulas de inglês na RME. Palavras-chave: ensino de inglês; língua adicional; relações culturais; discurso de professores.
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyse the possibilities and limitations for working with English language teaching in the educational system of the city of Curitiba - Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME) from the discourses of 22 English teachers who work in the final years of elementary school. These subjects answered a questionnaire during a continuing education course in RME. The theoretical background is about the English language teaching (JORDÃO, 2005, 2013, 2014a, 2014b; CELANI, 2002; CORACINI, 2003a, 2003b, 2013) and its relations with the school, the teacher, the culture (FORQUIN, 1992; CHARLOT 2000, 2013), and the local and global society are presented in this dissertation (RAJAGOPALAN, 2003, 2005a, 2005b; PÉREZ GÓMEZ, 2001). It supports the notion that the term additional language is closer to the current relations between the English language, culture and school. The theoretical and methodological apparatus used to analyse this corpus is the French Discourse Analysis, having as main references the works of Eni Orlandi P. and M. Pêcheux. Among the concepts covered in this research are imaginary formation, production conditions and pedagogical discourse, which are important to understand the discursive relations with language and the educational and scientific discourse as a means to access meanings expressed by the teachers-subject of the research about the teaching of English. The results of the analyzes have taken into consideration the following aspects: the teaching establishment, the teaching activity and the relationship with the English language. Important aspects for the design of the idea of teacher-possible as a subject who circulates among the implications of motivation, mediation and mobilization to produce a teaching that aims at the discursivity, in a interweaving between the ideal and the real in the context of production of English classes in RME. Keywords: English teaching; additional language; cultural relations; discourse of teachers.
dc.format.extent132 f. : tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleO ensino de língua inglesa na Rede Municipal de Curitiba : o discurso dos professores sobre suas possibilidades e limites
dc.typeDissertação


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