Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 11
Significados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissional
(2021)
Resumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, ...
A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
(2016)
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores de Matemática pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná - UFPR e suas articulações com as qualidades ...
Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais
(2014)
Resumo: A pesquisa, Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais, busca compreender, fazendo uso de uma metodologia de estudo comparado, como as reformas ...
Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa : princípios didáticos para a formação do professor de artes visuais
(2016)
Resumo: Tem como tema as múltiplas dimensões que constituem o trabalho profissional do professor de Arte e os desafios para a formação docente. Apoia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da etnografia educacional, com ...
Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
(2016)
Resumo: desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física que atuam com crianças pequenas. Os pressupostos teóricos adotados foram Marcelo García (1999), Marcelo (2009) e Day (2001) sobre o processo de ...
A construção da identidade formativa e profissional do professor na Escola Rural Ribeirinha do Vale do Juruá : a pedagogia das águas
(2015)
Resumo: A presente tese analisa a construção identitária formativa e profissional do professor da escola rural ribeirinha, na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. Utiliza a etnografia como caminho teórico-metodológico, a ...
A formação intercultural de professores de inglês no PIBID UTFPR Pato Branco
(2017)
Resumo: Os conceitos de Inglês como língua franca e educação intercultural no ensino de línguas são bastante difundidos pelos estudiosos no Brasil. No entanto, as aulas de inglês ainda enfrentam dificuldades nas escolas ...
Professores escritores de contos de aventuras : aprender a escrever para saber ensinar
(2021)
Resumo: Este estudo de abordagem qualitativa, vinculado a linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, teve o foco na formação de professores, pois a ...
Da política de criação à política em ação : uma análise da oferta de ações formativas pelo Centro de Estudos de Línguas de Rio Branco - Acre
(2016)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar da política de criação do Centro de Estudo de Línguas (CEL) em Rio Branco, Acre, à política em ação focando a ressonância da tradução desta política na formação dos ...
A tecnologia no âmbito da Universidade aberta do Brasil : um estudo a partir da percepção dos alunos do curso de Pedagogia/UAB/UNIR
(2016)
Resumo: A presente Tese encontra-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais e toma a formação de professores a distância como objeto de estudo. Trata-se de um estudo com os acadêmicos do curso de Pedagogia da ...