Navegação Teses por assunto "Formação de professores"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
(2016)Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores de Matemática pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná - UFPR e suas articulações com as qualidades ... -
Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais
(2014)Resumo: A pesquisa, Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais, busca compreender, fazendo uso de uma metodologia de estudo comparado, como as reformas ... -
A construção da identidade formativa e profissional do professor na Escola Rural Ribeirinha do Vale do Juruá : a pedagogia das águas
(2015)Resumo: A presente tese analisa a construção identitária formativa e profissional do professor da escola rural ribeirinha, na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. Utiliza a etnografia como caminho teórico-metodológico, a ... -
Da política de criação à política em ação : uma análise da oferta de ações formativas pelo Centro de Estudos de Línguas de Rio Branco - Acre
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar da política de criação do Centro de Estudo de Línguas (CEL) em Rio Branco, Acre, à política em ação focando a ressonância da tradução desta política na formação dos ... -
O estágio curricular como espaço de hibridação teoria X prática no curso de Pedagogia
(2016)Resumo: Fundamentada na Teoria da Hibridação Sociocultural popularizada por Néstor García Canclini (2013), essa Tese defende que o estágio curricular no curso de Pedagogia poderia constituir-se como espaço genuíno de ... -
Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
(2016)Resumo: desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física que atuam com crianças pequenas. Os pressupostos teóricos adotados foram Marcelo García (1999), Marcelo (2009) e Day (2001) sobre o processo de ... -
A formação intercultural de professores de inglês no PIBID UTFPR Pato Branco
(2017)Resumo: Os conceitos de Inglês como língua franca e educação intercultural no ensino de línguas são bastante difundidos pelos estudiosos no Brasil. No entanto, as aulas de inglês ainda enfrentam dificuldades nas escolas ... -
Professores escritores de contos de aventuras : aprender a escrever para saber ensinar
(2021)Resumo: Este estudo de abordagem qualitativa, vinculado a linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, teve o foco na formação de professores, pois a ... -
Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa : princípios didáticos para a formação do professor de artes visuais
(2016)Resumo: Tem como tema as múltiplas dimensões que constituem o trabalho profissional do professor de Arte e os desafios para a formação docente. Apoia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da etnografia educacional, com ... -
Significados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissional
(2021)Resumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, ... -
A tecnologia no âmbito da Universidade aberta do Brasil : um estudo a partir da percepção dos alunos do curso de Pedagogia/UAB/UNIR
(2016)Resumo: A presente Tese encontra-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais e toma a formação de professores a distância como objeto de estudo. Trata-se de um estudo com os acadêmicos do curso de Pedagogia da ...