Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 156-174 of 391
-
Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
(2015)Resumo: Esta pesquisa constrói-se na perspectiva de que os livros de literatura para a infância possam representar pontos de resistência em relação à temática da diversidade sexual e de gênero. Entendendo que os corpos se ... -
Família-escola e desenvolvimento humano : um estudo sobre atitudes educativas familiares
(2017)Resumo: Para desenvolver o presente estudo foi estabelecido como objetivo geral avaliar a relação família-escola a partir das atitudes educativas familiares e sobre sua relevância para o desenvolvimento e a aprendizagem ... -
Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento de crianças e adolescentes : o papel das relações sociais no município de Cananéia
(2021)Resumo: O objetivo desta tese foi analisar as relações sociais como fator de risco e/ou de proteção ao desenvolvimento de crianças em Cananéia. Foram levantadas quatro hipóteses para esse estudo: 1. Haveria correlação ... -
Os fenômenos cognitivos na didática dialógica
(2023)Resumo: A Didática Dialógica é uma abordagem elaborada como crítica à Didática Tradicional. A segunda, tomava os estudantes como passivos frente a um saber hermético, transmitido pelo professor; a primeira, pressupõe a ... -
Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
(2016)Resumo: No ensino de ciências, os discursos científico e pedagógico materializam-se em múltiplas linguagens, embora na escola persistam os textos escritos curtos e áridos, com poucas referências a elementos próximos aos ... -
Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para utilização, integração e apropriação das tecnologias digitais à prática de sala de aula
(2018)Resumo: A presente pesquisa investigou um contexto de formação continuada no âmbito das tecnologias digitais aplicadas à educação, desenvolvida junto a professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I (1.º ao 5.º ... -
Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
(2019)Resumo: A presente tese de doutorado teve por objetivo caracterizar, descrever, analisar, compreender e contrastar como se organizam os programas de formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais (TMDs), ... -
Formação continuada de professores para o uso de tecnologia digital da informação e comunicação baseada na teoria do mobile learning para o ensino de matemática
(2018)Resumo: Esta pesquisa buscou relacionar a teoria do mobile learning (aprendizagem móvel ou por meio de dispositivos móveis sem fio) com o ensino de conceitos matemáticos. O quadro teórico que embasou esta tese teve como ... -
Formação continuada on line de professores e pedagogos : contribuições teóricas do pensamento complexo
(2019)Resumo: A presente pesquisa, do Programa de Pós-Graduação, Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná, tem por objetivo geral analisar possíveis contribuições para a prática pedagógica de um curso de formação ... -
Formação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismo
(2023)Resumo: A presente pesquisa desenvolvida nesta tese com professores que atuam no atendimento educacional especializado, com ênfase na área do transtorno do espectro autista, investigando quais as formações continuadas ... -
Formação de educadores ambientais : contribuições de Paulo Freire
(2015)Resumo: A tese trata da formação de educadores ambientais e objetiva - partindo de pesquisa de Mestrado - a aprofundar as contribuições da Pedagogia Emancipatória de Paulo Freire para essa formação. O referencial teórico, ... -
Formação de professoras e professores para prevenção do suicídio : uma estética possível de educação híbrida
(2021)Resumo: Esta tese constitui uma resposta às provocações de docentes e integrantes de escolas que buscaram a UFPR para formação continuada, após casos de tentativas e consumação do suicídio de estudantes. Resulta da estreita ... -
Formação de professores de história : educação histórica, pesquisa e produção de conhecimento
(2017)Resumo: Perspectiva da pesquisa como princípio fundamental para que os professores se reconheçam enquanto produtores de conhecimento, refletindo sobre sua prática no ambiente escolar. Tem como ponto de partida a importância ... -
Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972
(2023)Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender como se deu o processo de discussão e construção da formação de professores do Instituto de Educação do Paraná (IEP), no contexto de transição entre o Curso Normal e a ... -
Formação do professor-leitor : os sentidos atribuídos às leituras e as suas histórias de leituras
(2024)Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição de 2018, indicou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. Segundo os ... -
Formação docente na modalidade a distância : aprendizagem e processos metacognitivos
(2023)Resumo: A tese tem como tema de investigação a metacognição e a formação docente na modalidade a distância. Dados do Censo da Educação Superior apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio ... -
A formação e a identidade do professor pedagogo da Rede Estadual do Paraná : implicações para o desenvolvimento profissional no contexto da escola básica contemporânea
(2022)Resumo: A presente tese de doutorado propõe investigar a formação profissional e identidade do professor pedagogo da rede estadual do Paraná, de escolas localizadas no município de Almirante Tamandaré, considerando sua ... -
Formação e(m) psicologia social comunitária : análise de propostas curriculares nas instituições de ensino superior do Paraná e de publicações especializadas
(2021)Resumo: A presente pesquisa é de caráter documental e bibliográfico com abordagem qualitativa e quantitativa, visando à análise e articulação das informações obtidas nos documentos e sites relativos às Instituições de ... -
A formação histórica (bildung) como princípio da didática da história no ensino médio : teoria e práxis
(2017)Resumo: Essa pesquisa se insere no campo da Didática da História, discutida no âmbito da teoria e filosofia dessa ciência. Mais especificamente as preocupações com o ensino e a aprendizagem da História, e com o conceito ...