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Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
(2022)
Resumo: Os estudos dos letramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) e os estudos decoloniais (SOUZA; ...
Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
(2019)
Resumo: Esta tese explora as percepções do conceito de internacionalização na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (UTFPR-CT), para identificar o impacto desse conceito no modus operandi da instituição ...
Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
(2018)
Resumo: Nesta pesquisa você terá a oportunidade de ler estórias que visam investigar uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos em um curso de graduação em Letras Português-Inglês no qual ...
Thou e os verbos modais : uma análise de seu uso a partir de obras teatrais inglesas dos séculos XVI e XVII
(2015)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o antigo pronome de 2.a pessoa do singular da língua inglesa thou, que desapareceu da maioria dos dialetos do inglês por volta do século XVIII, e os chamados ...
Práticas translingues e colaborativas em um curso de inglês
(2018)
Resumo: Apresento uma tese fruto de minhas indagações pessoais e profissionais em relação ao ensino-aprendizagem de inglês. O trabalho se construiu com vistas a transpor barreiras que, a meu ver, acabam por silenciar modos ...
Uma análise estilístico-discursiva de "personal statements" produzidos em inglês por brasileiros e norte-americanos
(2021)
Resumo: Ao enunciar, o falante transmite mais que uma mera mensagem verbal. Além de dizer isso ou aquilo, argumenta: sou isso, e não aquilo, e assim revela muito do papel que desempenha ou pretende desempenhar na arena ...