Planejamento estratégico para empresa de pequeno porte do setor de estética
Resumo
Resumo : Em um cenário dinâmico e competitivo como o atual, a melhoria contínua passou a ser um requisito básico da gestão para potencializar o desempenho de empresas. Para auxiliar a gestão, um dos principais instrumentos utilizados é o planejamento estratégico, ferramenta esta, que proporciona uma análise de eventos passados para construir o caminho ao alvo futuro. Por oportuno, vale ressaltar que são as estratégias utilizadas neste caminho que irão proporcionar o alcance dos objetivos. A falta de maturidade em planejamento e gestão são os principais fatores responsáveis pelo Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, já que, muito se empreende por falta de oportunidade de emprego e necessidade. Em consequência, a quantidade de empresas que fecham suas portas antes dos 4 anos de funcionamento, alcançam os 70% e, de acordo com o SEBRAE, 50% dessas, fecham antes dos dois anos. Os motivos vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Diante do exposto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma metodologia de planejamento estratégico para a micro e pequena empresa. Tal proposta foi baseada nos conceitos e formalizações direcionados à grande empresa e adaptado às características e particularidades do pequeno negócio. O modelo proposto foi implantando numa clínica médica que atua em tratamentos de emagrecimento, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. A metodologia adotada foi prática e de fácil compreensão, além disso, auxiliou o gestor na tomada de decisão e por sua vez, acabou por adotá-lo como instrumento de gestão.