Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 68-87 of 140
-
Gamificação em Open Design : processo de gamificação consciente do contexto
(2022)Resumo: O movimento Open Design propõe um modelo de trabalho colaborativo, democrático e voluntário com acesso livre à informação, ao processo de construção e aos resultados do trabalho. A motivação e o envolvimento dos ... -
Garantia de integridade em bases RDF
(2019)Resumo: O grande volume de dados no formato RDF e a necessidade constante de atualizacao destes dados caracterizam um cenario com diversos desafios a serem enfrentados. Um deles esta relacionado a garantia de integridade ... -
Generation of refactoring algorithms through grammatical evolution
(2020)Resumo: A atividade de refatoração tem como principal objetivo aplicar um conjunto de transformações em um artefato de software para melhorar sua estrutura sem alterar sua funcionalidade. Alguns estudos recentes, apresentam ... -
Geração de códigos de simulação para armazenamento de dados em redes de sensores sem fio
(2018)Resumo: Esta tese apresenta um estudo sobre as dificuldades comuns encontradas pelos desenvolvedores de sistemas de armazenamento em ambientes de simulação de redes de sensores sem fio (RSSFs). Os atuais métodos de ... -
Gerenciamento de conectividade segura e contínua em redes de acesso heterogêneas
(2014)Resumo: A popularização dos dispositivos computacionais portáteis com suporte à conexão de diferentes tecnologias de comunicação e a proliferação das redes de acesso heterogêneas aumentam as demandas por conexão ubíqua. ... -
Gestão de informações médicas em unidades básicas de saúde : análise de um caso real e proposta de um modelo de controle de uso de informações médicas sensível ao contexto
(2017)Resumo: No Brasil, o Setor Primário de atendimento de saúde que corresponde às Unidades Básicas de Saúde - UBS, estão, atualmente, em processo de evolução digital. Os prontuários Eletrônicos - PE são direcionados apenas ... -
GREEVO : a grasp ensemble evolutionary algorithm for the capacitated vehicle routing problem
(2024)Resumo: Desastres, naturais ou não, causam muitos danos em seu entorno. Em geral, afetam edificações, geram impactos negativos na economia e resultam em perda de vidas. Para minimizar e diminuir os efeitos causados por ... -
GSEF4V : framework baseado em grupos de segurança para redes veiculares
(2022)Resumo: As redes veiculares vêm crescendo como forma de comunicação ad-hoc entre veículos, em diferentes cenários, como autoestradas, locais remotos ou urbanos. Essa comunicação pode ser realizada por meio de estações ... -
Identificação de espécies florestais utilizando seleção dinâmica de classificadores no espaço de dissimilaridade
(2014)Resumo: A progressiva escassez dos recursos naturais tem conduzido a um uso cada vez mais racional destes materiais, independente de sua origem e aplicação. Dentre tais recursos, a madeira e sua exploração têm despertado ... -
Identificação e verificação de escritores usando características texturais e dissimilaridade
(2014)Resumo: A verificação e identificação de escritores são atividades relacionadas a ciências forense, na qual possuem a função de auxiliar na identificação ou constatação de fraudes de documentos manuscritos. A tarefa de ... -
Identifying evidences of computer programming skills through automatic source code evaluation
(2020)Resumo: Esta tese e contextualizada no ensino de programacao de computadores em cursos de Computacao e investiga aspectos e estrategias para avaliacao automatica e continua de codigos fonte desenvolvidos pelos alunos. O ... -
InCoP
(2013)Resumo: O surdo não consegue estabelecer as relações sociais utilizando uma linguagem falada/oral, pois, a sua identidade cultural e a sua forma de expressão se traduzem de maneira principalmente visual. Os surdos querem ... -
Inferência de estados afetivos em ambientes educacionais : proposta de um modelo híbrido baseado em informações cognitivas e físicas
(2018)Resumo: Na comunidade científica é comum o entendimento de que os softwares educacionais precisam evoluir para garantir um suporte mais efetivo ao processo de aprendizagem. Uma limitação recorrente destes softwares refere-se ... -
Informática educacional e a mediação do erro na educação : um estudo teórico-crítico e uma proposta de instrumento computacional
(2015)Resumo: O problema central da mediação do erro na educação escolar e possíveis contribuições da Informática Educativa são expostos de maneira crítica. Embora inúmeras pesquisas e abordagens pedagógicas salientem o importante ... -
Innovative hybrid MOEA/D variants for solving multi-objective combinatorial optimization problems
(2017)Resumo: Muitos problemas do mundo real podem ser representados como um problema de otimização combinatória. Muitas vezes, estes problemas são caracterizados pelo grande número de variáveis e pela presença de múltiplos ... -
JEIS - Framework conceitual e ferramenta de autoria para a construção de jogos digitais para educação infantil de surdos
(2019)Resumo: As comunidades Surdas formam minorias linguísticas que, por muitos anos, sofrem com a falta de ferramentas e materiais de ensino e aprendizagem em suas línguas naturais - as línguas de sinais. Tal ausência também ... -
Letrar : um modelo de ambiente virtual de apoio ao ensino da língia portuguesa escrita como segunda língua para crianças surdas mediado pela Libras
(2021)Resumo: A proposta desta tese foi desenvolver um ambiente virtual com um método de letramento para crianças surdas do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A tese está inserida na Arquitetura de Interação Humano-Computador ... -
Machine learning prediction of change-prone methods and performance impactful changes
(2023)Resumo: Mudanças em software podem ocorrer devido a vários motivos, por exemplo, atendimento de demandas de clientes, melhoria de qualidade, correções de falhas, mudanças de tecnologia, entre outros. Assim, alterações no ... -
Mafint : Modelo Afetivo de Intervenção Tutorial a partir da identificação do erro do aprendiz em sistemas tutores inteligentes
(2021)Resumo: Os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) sao ambientes que possuem a capacidade de adaptar-se as caracteristicas de cada aprendiz e assim, prover instrucoes imediatas e personalizadas aos aprendizes, tanto em conteudo ... -
Metodologia baseada em visão computacional e aprendizagem de máquina para guiar o projeto de sistemas de comunicação aumentativa e alternativa usando interação gestual personalizada
(2020)Resumo: A comunicação verbal é essencial para a socialização, construção e compartilhamento de conhecimento em uma sociedade. Pessoas que apresentam comprometimento de fala podem apresentar dificuldades de interação e ...