Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Elton Muniz dept_BR
dc.contributor.otherCamargo, Shirlei Mirandapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-23T19:55:35Z
dc.date.available2021-04-23T19:55:35Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39557
dc.descriptionOrientadora : Shirlei Camargo.pt_BR
dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Administração de Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta de forma teórica uma revisão das perspectivas de comunicação interna, marketing interno e endomarketing. Tem por objetivo resgatar seus conceitos, destacar suas semelhanças, disparidades e sinergia. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais relevantes para que o colaborador vivencie e se engaje na cultura e no planejamento estratégico de uma empresa. Porém, enquanto a comunicação interna orienta-se para os colaboradores, existe o marketing interno que reúne seus esforços no cliente final por meio do cliente interno. Já no endomarketing, a empresa torna-se o produto e o foco é o cliente interno. No entanto, estes termos têm sido explorados erroneamente de maneira indissociável, além de que há muitos debates ensaiando o endomarketing, mas poucas organizações entendem o âmago desta poderosa ferramenta de gestão. Enfim, o presente artigo contribui com o esclarecimento de importantes áreas relevantes para treinar bem seus colaboradores para que aprendam a pensar e identificar as necessidades dos clientes. Afinal, a era da informação tem influenciado os rumos do marketing focando cada vez mais no atendimento de clientes, ou seja, os pontos de discussão não são mais os produtos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 17 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.titleComunicação interna, endomarketing ou marketing interno?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples