Navegação Teses por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 106
-
Insitutional work na conformação do conhecimento difundido em redes interorganizacionais
(2013)Resumo: O presente estudo de tese, ao adotar uma perspectiva institucional de análise, parte da premissa de que as organizações estão imersas em campos organizacionais específicos e que ao atuarem em redes interorganizacionais, ... -
Estratégias e práticas de gestão, orientadas à sustentabilidade, apropriadas pelas cooperativas agropecuárias do Sul do Brasil
(2013)Resumo: As ciências sociais e as questões relativas à sustentabilidade não podem mais ser pensadas ou consideradas de forma isolada, seja pela academia, organizações empresariais ou sociedade. Uma visão mais emergente, que ... -
A Influência de uma rede interorganizacional na inovação tecnológica de PME do setor de petróleo, sob uma abordagem hermenêutico-dialética
(2013)Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar como a Rede Petrogas de Sergipe influencia o desenvolvimento de inovações tecnológicas de pequenas e médias empresas cuja atividade-fim está relacionada ao setor de ... -
Mantendo o autocontrole
(2013-08-30)Resumo: Esta tese analisa o efeito do da depleção do ego e da conservação de recursos autorregulatórios sobre o comportamento do consumidor. A teoria da conservação de recursos e seu impacto sobre o comportamento do ... -
Transgressões do consumidor em relacionamentos com marca e o papel da vergonha
(2013-09-13)Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o papel da vergonha nas transgressões do consumidor em relacionamentos com marcas. Com base na literatura de relacionamento consumidor-marca, relacionamento interpessoal e de ... -
Contexto institucional de referência, governança de redes e processos de cooperação e competição
(2013-11-08)Resumo: Durante a década de 2000, o estado do Paraná passou por um intenso processo de disseminação do conceito de APL que compreendeu essencialmente a identificação de regiões produtivas para o desenvolvimento de ações ... -
Um olhar pragmático da linguagem cotidiana sobre o ato de praticar estratégia a partir da noção de "jogos de linguagem"
(2013-11-12)Resumo: O estudo assume a premissa de que a linguagem é o substrato nuclear no qual a realidade se constitui, a partir das práticas sociais cotidianas. Ao praticar algo na e pela linguagem assume-se a possibilidade de ... -
Representação paritária no processo decisório como elemento mediador na atividade significada
(2013-11-19)Resumo: Este estudo aborda a relação entre a representação paritária e a aprendizagem expansiva. A problemática que norteia este estudo é como a construção da representação paritária enquanto elemento mediador da atividade ... -
A relação das estratégias de inovação e práticas de sustentabilidade no arranjo produtivo local da indústria de confecções de Cianorte no Estado do Paraná
(2013-11-27)Resumo: São várias as áreas de conhecimento que discutem as transformações sociais atuais, a partir dos modelos tradicionais de desenvolvimento econômico em uma sociedade baseada no mercado. Uma série de mudanças contemporâneas ... -
A influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca
(2014)Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca. Poder é uma variável importante para o entendimento das dinâmicas sociais, incluindo relacionamentos ... -
O processo de transição sociotécnica para a ecoinovação a partir da relação multinível : o caso dos programas da Itaipu Brasil
(2014)Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar como os fatores da relação multinível atuam no processo de transição sociotécnica para a ecoinovação nos programas da ITAIPU Brasil. O interesse de pesquisa surgiu a partir da ... -
Relacionamentos interorganizacionais em extensões universitárias promotoras de tecnologia social
(2014)Resumo: O interesse pelo tema Relações Interorganizacionais (RIOs) tem sido foco de vários estudos na teoria organizacional em diversos países. No contexto brasileiro, este é um assunto relativamente novo. O aumento dos ... -
O significado de um sorriso
(2014)Resumo: A literatura científica indica que muitas pesquisas têm sido realizadas para avaliar a habilidade das pessoas em julgar se determinadas expressões faciais de emoção são verdadeiras ou falsas. Entretanto, observa-se ... -
Relacionamentos de marketing com Stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade
(2014)Resumo:Diversas áreas de estudo utilizam o tema da sustentabilidade e da teoria dos stakeholders para as suas pesquisas, esta tese procura analisar o tema a partir da visão do marketing. O objetivo desta pesquisa é avaliar ... -
A inovatividade organizacional e o processo de estratégia de marketing
(2014)Resumo: O objetivo deste estudo é caracterizar a relação dos componentes do processo de estratégia de marketing com a capacidade de inovação em marketing e o desempenho organizacional. Fazem parte dos objetivos específicos ... -
O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade como quase-objetos de estudo para a teoria da gestão comparativa : análise de estios de raciocínio em um contexto organizacional específico.
(2014)Resumo: A partir de uma compreensão da realidade que rejeita a existência da modernidade e a possibilidade de controlar a manifestação empírica dos fenômenos sociais, esta tese foi desenvolvida com o objetivo geral de ... -
Venture capital como instrumento de financiamento à inovação : implicações do aporte em startups brasileiras capitalizadas pelo Fundo CRIATEC
(2015)Resumo: A presente tese tem por objetivo compreender a influência do aporte de recursos oriundos de fundos de venture capital sobre atividades de inovação a partir dos recursos e capacidades organizacionais. Argumenta que ... -
Influências de valores pessoais de gestores estratégicos no processo decisório organizacional
(2015)Resumo: O processo decisório vem sendo foco nos estudos de processo estratégico nos últimos 40 anos, onde grande parte desses estudos descrevem o processo como uma seqüência de passos ou fases (PAPADAKIS; BARWISE, 2002). ... -
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
(2015)Resumo: Esta tese aborda o tema capacidades de marketing, com foco nas capacidades interfuncionais de marketing e o desempenho organizacional. Seu objetivo é de analisar a relação entre as capacidades interfuncionais de ... -
Capacidades relacionais em cooperações para desenvolvimento de tecnologias com e sem fins lucrativos
(2015)Resumo: As capacidades relacionais permitem que organizações que cooperam entre siadquiram habilidades, troquem informações e aprendam constantemente, para criar estruturas, gerenciar conflitos, promover confiança e gerar ...