Browsing Teses by Issue Date
Now showing items 21-40 of 104
-
Fatores contextuais e a adoção de estratégias de ecoinovação em empresas industriais brasilieras do setor de celulose, papel e produtos de papel
(2012)Resumo: Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da Teoria Econômica Evolucionista, que considera a capacidade de inovação das organizações em processo de concorrência não baseado no equilíbrio do mercado, e sim trata ... -
Interdependência entre a colaboração para inovação e o desempenho sustentável na indústria brasileira de eletroeletrônicos
(2012)Resumo: As atividades econômicas, mais fortemente as do meio empresarial, estão sendo pressionadas para que direcionem suas ações rumo ao desempenho sustentável, mais especificamente em seu sentido social e ambiental. Uma ... -
Configurando resultados : a pós-graduação stricto senso em administração no Brasil sob um olhar da prática
(2012)Resumo: A pesquisa aqui relatada é uma pesquisa essencialmente qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, de aproximação longitudinal. O problema de pesquisa está relacionado à compreensão de como se configuram os ... -
Insitutional work na conformação do conhecimento difundido em redes interorganizacionais
(2013)Resumo: O presente estudo de tese, ao adotar uma perspectiva institucional de análise, parte da premissa de que as organizações estão imersas em campos organizacionais específicos e que ao atuarem em redes interorganizacionais, ... -
Seleção de marcas para o varejo de supermercados de pequeno e médio porte em cidades da região central do Paraná
(2013)Resumo: Nesta tese os estudos foram desenvolvidos considerando a atuação do varejo de supermercados localizados em uma região especifica do Estado do Paraná, denominada geograficamente de região central. Procurou-se analisar ... -
From memory keeping to memory managing
(2013)Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise institucional da influência profissional dos arquivistas no trabalho de memória (memory work) desenvolvido pelos cinco maiores bancos canadenses. Memória organizacional ainda é ... -
Autonomia estratégica em cooperativas de crédito
(2013)Resumo: Este estudo analisou a autonomia estratégica de Cooperativas de Crédito Singulares em relação às suas respectivas Cooperativas de Crédito Centrais. O problema de pesquisa foi alicerçado no fato de que as Cooperativas ... -
A Influência de uma rede interorganizacional na inovação tecnológica de PME do setor de petróleo, sob uma abordagem hermenêutico-dialética
(2013)Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar como a Rede Petrogas de Sergipe influencia o desenvolvimento de inovações tecnológicas de pequenas e médias empresas cuja atividade-fim está relacionada ao setor de ... -
Estratégias e práticas de gestão, orientadas à sustentabilidade, apropriadas pelas cooperativas agropecuárias do Sul do Brasil
(2013)Resumo: As ciências sociais e as questões relativas à sustentabilidade não podem mais ser pensadas ou consideradas de forma isolada, seja pela academia, organizações empresariais ou sociedade. Uma visão mais emergente, que ... -
Resposta estratégica a impactos de eventos ambientais
(2013-05-24)Resumo: O ambiente externo das empresas mostra-se cada vez mais dinâmico e complexo, exigindo vigilância e flexibilidade adaptativa das organizações. Nas pesquisas sobre questões externas às empresas, o ambiente costuma ... -
Um parlamento de múltiplos atores
(2013-05-24)Resumo: Tratar de estratégias organizacionais não é algo simples. Inúmeras questões devem ser consideradas, tais como: o contexto da pesquisa, os atores envolvidos nas estratégias, as relações formadas por esses atores, a ... -
Os pop-up ads estão entre nós
(2013-05-24)Resumo: Atualmente, inovações tecnológicas, como os Digital Video Recorders, têm aumentado o poder do consumidor sobre sua exposição aos comerciais exibidos na programação televisiva. Contudo, os anunciantes agora inserem ... -
Mantendo o autocontrole
(2013-08-30)Resumo: Esta tese analisa o efeito do da depleção do ego e da conservação de recursos autorregulatórios sobre o comportamento do consumidor. A teoria da conservação de recursos e seu impacto sobre o comportamento do ... -
Transgressões do consumidor em relacionamentos com marca e o papel da vergonha
(2013-09-13)Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o papel da vergonha nas transgressões do consumidor em relacionamentos com marcas. Com base na literatura de relacionamento consumidor-marca, relacionamento interpessoal e de ... -
Contexto institucional de referência, governança de redes e processos de cooperação e competição
(2013-11-08)Resumo: Durante a década de 2000, o estado do Paraná passou por um intenso processo de disseminação do conceito de APL que compreendeu essencialmente a identificação de regiões produtivas para o desenvolvimento de ações ... -
Um olhar pragmático da linguagem cotidiana sobre o ato de praticar estratégia a partir da noção de "jogos de linguagem"
(2013-11-12)Resumo: O estudo assume a premissa de que a linguagem é o substrato nuclear no qual a realidade se constitui, a partir das práticas sociais cotidianas. Ao praticar algo na e pela linguagem assume-se a possibilidade de ... -
Representação paritária no processo decisório como elemento mediador na atividade significada
(2013-11-19)Resumo: Este estudo aborda a relação entre a representação paritária e a aprendizagem expansiva. A problemática que norteia este estudo é como a construção da representação paritária enquanto elemento mediador da atividade ... -
A relação das estratégias de inovação e práticas de sustentabilidade no arranjo produtivo local da indústria de confecções de Cianorte no Estado do Paraná
(2013-11-27)Resumo: São várias as áreas de conhecimento que discutem as transformações sociais atuais, a partir dos modelos tradicionais de desenvolvimento econômico em uma sociedade baseada no mercado. Uma série de mudanças contemporâneas ... -
A influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca
(2014)Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca. Poder é uma variável importante para o entendimento das dinâmicas sociais, incluindo relacionamentos ... -
A inovatividade organizacional e o processo de estratégia de marketing
(2014)Resumo: O objetivo deste estudo é caracterizar a relação dos componentes do processo de estratégia de marketing com a capacidade de inovação em marketing e o desempenho organizacional. Fazem parte dos objetivos específicos ...