• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Representação paritária no processo decisório como elemento mediador na atividade significada

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - RAQUEL DORIGAN DE MATOS.pdf (1.259Mb)
    Data
    2013-11-19
    Autor
    Matos, Raquel Dorigan de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo aborda a relação entre a representação paritária e a aprendizagem expansiva. A problemática que norteia este estudo é como a construção da representação paritária enquanto elemento mediador da atividade significada pode contribuir para a aprendizagem expansiva na organização. Foi realizado um estudo de caso no projeto de parceria/cooperação entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e a Mondragón Corporación Cooperativa - MCC, na Região de Cantuquiriguaçu, no Paraná, Brasil. Ao apresentar a categoria da representação paritária como elemento mediador em um estudo amparado pela Teoria da Atividade, pretendeu-se demonstrar que a paridade participativa nas decisões constitui-se em uma justiça política, e essa paridade defronta-se com obstáculos que se encontram na constituição da sociedade (FARIA, 2011). A experiência de parceria/cooperação em questão demonstrou um anseio por participação em condições de igualdade para que se rompa o processo de alienação, o que levou à construção da tese que a representação paritária, expande e estimula a difusão do conhecimento e, ao destruir a estrutura social verticalmente hierarquizada, permite o alargamento de habilidades criativas nos sujeitos, constituindo uma possibilidade ampliada de aprendizagem expansiva em busca da superação dialética da totalidade da atividade. Nesse sentido, a representação paritária no processo de tomada de decisão é o elemento mediador necessário para que o trabalhador assuma coletivamente a responsabilidade sobre a gestão, sem a qual a participação reduz-se ao referendo de decisões burocraticamente definidas, inviabilizando o desenvolvimento das atividades pretendido pela aprendizagem expansiva. A experiência estudada apresenta progressos em termos de representação paritária, mas na totalidade da atividade não representa um enfrentamento capaz de superar grandes contradições.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/33625
    Collections
    • Teses [129]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV