dc.contributor.advisor | Tesser, Gelson João, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Travaglia, Poliana | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T13:03:23Z | |
dc.date.available | 2019-10-30T13:03:23Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38432 | |
dc.description | Orientador : Gelson João Tesser | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste trabalho é entender a educação na sociedade contemporânea a partir da perspectiva de Foucault. Para tanto visualizaremos uma arqueologia do saber através da obra de Foucault, ou seja, uma analise de como os saberes se consolidam em diversos momentos históricos. Também alçaremos analise sobre como o poder atua na educação e quais são seus dispositivos, abordagem da escola como espaço de aplicação do poder no universo disciplinar. Todo esse percurso tem como objetivo demonstrar que o sujeito é determinado pela sociedade e que isso começa na educação, pois é o primeiro contato do sujeito com uma instituição e o mais longo. Além de questionar o papel de uma disciplina como a Filosofia inserida nesse contexto. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.title | A educação na sociedade disciplinar na perspectiva de Foucault | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |