dc.contributor.advisor | Moosburger, Udo Baldur, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.author | Lobo Neto, Otávio Camargo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia, Política e Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T15:21:11Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T15:21:11Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33301 | |
dc.description | Orientador: Udo Baldur Moosburger | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Filosofia, Política e Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação é para Hannah Arendt uma atitude conservadora que visa proteger o status quo contra a avassaladora força do novo que está em potência a cada nascimento. Por outro lado, visa também a proteger o novo diante do velho. Pois, metaforicamente falando, somente à sombra da luz, da publicidade que advém do mundo público, é que a criança pode se nutrir do solo onde é criada. O solapamento das esferas privada e pública e a concomitante sobrelevação da esfera social desencadeou no mundo moderno a perda de autoridade. Na educação, o profissional que mediaria o velho e o novo, não tem mais o fio condutor da tradição e, portanto, os critérios que lhe davam autoridade e que lhe serviam como amparo. Isso graças ao esgarçamento totalitário que não permite a retomada de velhos paradigmas. Sobrevindo uma grande aporia uma vez que a natureza da educação não permite que se abra mão nem da autoridade, nem da tradição. Partindo de noções como crise, autoridade, esfera privada, pública e social; compreender o lugar da educação no pensamento arendtiano | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Crise | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | The time is out of joint - educação e autoridade : a crise na educação segundo Hannah Arendt | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |