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dc.contributor.advisorKnoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorFontes, Denise Pinheiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T17:29:13Z
dc.date.available2022-07-22T17:29:13Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33052
dc.descriptionOrientador: Ariana Chagas Gerzson Knollpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A percepção ambiental e patrimonial que se espera de professores e alunos está vinculada à forma de como a escola sistematiza essa formação ao dar menor ou maior importância às questões dessa natureza. Este trabalho monográfico consiste numa reflexão sobre o papel da Educação ambiental e patrimonial no contexto atual e sua capacidade de operacionalizar programas curriculares significativos, que venham promover mudanças de comportamento, firmados em atitudes ecologicamente corretas, bem como adequar um curso presencial voltado para essas questões na modalidade EaD, visando a formação continuada de professores do Ensino Fundamental a partir do diagnóstico do público alvo. A proposição dos estudos, nessa modalidade, deve ser planejada com todas as prerrogativas necessárias para um funcionamento de qualidade, segundo os Referenciais de Qualidade de Educação Superior a Distância (HORTA, 1999). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, por levar em consideração respostas descritivas obtidas pela caracterização do sujeito que foi pesquisado, dados da sua profissionalização, bem como informações a respeito do conceito que fazem sobre formação continuada e de estudos em Educação a distância, devidamente interpretados e apresentados através de quadros e gráficos. (PESCUMA e CASTILHO, 2005). A investigação teve como sujeitos professores da rede pública em pleno exercício de sala de aula, a fim de ser possível elaborar uma proposta condizente com a realidade dos cursistas (FREIRE,2003). Tendo em vista se elaborar um curso de Extensão em Educação Ambiental e Patrimonial na modalidade a Distância, a ser oferecido pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, os resultados apontaram para uma clientela ávida por conhecimentos, buscando concluir a graduação, interessados na formação profissional continuada, reconhecendo a importância das mídias para o ensino e aprendizagem, desejosos em cursar pós graduação e dispostos a optar por cursos na modalidade EaD, embora não se sintam preparados para essa nova maneira de aprender, por não terem acesso aos recursos metodológicos e não estarem integrados ao seu manuseio. No entanto, essa última situação torna-se uma dificuldade, mas não inviabiliza a participação nos cursos, desde que tenham acesso a computadores e se adquiram conhecimentos básicos de interação com os recursos tecnológicospt_BR
dc.description.abstractAbstract: The environmental perception and assets that are expected of teachers and students is linked to the school as a way of systematizing the training to make minor or major issues of this nature. This monograph is a reflection on the role of environmental education and equity in the current context and their ability to operationalize meaningful curriculum that will foster changes in behavior, attitudes forged in environmentally friendly, and fit a classroom course in facing these issues distance education mode, with a view to continuing education of teachers of elementary school since the diagnosis of the target audience. The proposition in this kind of studies should be planned with all the necessary prerogatives to a quality operation, according to the Benchmarks of Quality Distance Higher Education. (Hurt, 1999). For this purpose a survey was conducted field a qualitative approach, by taking into account descriptive answers obtained by the characterization of the subject that was researched, details of your professional as well as information about the concept of making and continuing education studies in Education distance, properly interpreted and presented through charts and graphs. (Pescuma and Castilho, 2005). The investigation was to subject public school teachers in the full exercise of the classroom in order to be able to prepare a proposal consistent with the reality of the course participants. (Freire, 2003). In order to elaborate an extension course in Environmental Education and Equity in the distance, to be offered by the Institute of Higher Education President Kennedy, the results pointed to a clientele eager for knowledge, seeking to complete the degree, interested in continuing vocational training recognize the importance of media for teaching and learning in graduate school graduate eager and willing to opt for courses in distance learning mode, although do not feel prepared for this new way of learning, because they lack access to resources not being integrated methodological and its handling. However, this last situation is a difficult, but not impossible to participate in courses provided they have access to computers and to acquire basic knowledge of interaction with the technological resourcespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleMemória histórica na modalidade EaD : uma proposta de formação para professores do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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