Navegação Teses & Dissertações por assunto "Educação de crianças"
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Alfabetização em foco : uma análise do método fônico e sua ascenção no cenário nacional
(2012)Resumo: O presente trabalho analisa o método fônico de alfabetização tomando como referência a concepção de sujeito e de linguagem do Círculo de Bakhtin e Vygotski. O discurso adotado pelos fonocentristas, por mais que se ... -
Amanhã é dia de brinquedo! : a fala de educadoras da criança muito pequena sobre o brinquedo na rotina dos CMEI's de Curitiba
(2009)Resumo : A presente pesquisa buscou investigar a compreensão de educadoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEI’s) sobre o brinquedo na rotina pedagógica dos mesmos. Os subsídios teóricos foram os ... -
Análise do efeito de um programa de atendimento para pais sobre a responsividade de parental
(2003)Resumo: Praticamente todos os pais têm a preocupação de exercer práticas educativas que sejam favoráveis ao desenvolvimento de seus filhos. Esta preocupação tem encontrado bastante espaço nas pesquisas psicológicas que ... -
Análise envoltória de dados aplicada na avaliaçao do emprego dos recursos humanos dos Centros Municipais de Educaçao Infantil do Município de Maringá
(2005)Resumo: O objetivo deste trabalho é a avaliação da eficiência técnica do conjunto de creches e pré-escolas componentes do Sistema Municipal de Ensino Infantil de Maringá, quanto à oferta devagas, em relação ao quadro de ... -
Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
(2013)Resumo: Neste trabalho foram investigadas as possibilidades da aprendizagem histórica para crianças entre quatro e seis anos de idade, no contexto da Educação Infantil. Ele está inserido no âmbito das investigações realizadas ... -
Bebê e criança pequena : imagens e lugar nos projetos pedagógicos de instituições públicas de educação infantil.
(2011)Resumo: A tese analisa os projetos pedagógicos de instituições públicas da região da Associação dos Municípios Catarinenses da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, buscando explicitar as imagens de bebê e criança pequena presentes ... -
Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
(2008)Resumo: A pesquisa investiga as concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança pequena, na faixa etária de zero a três anos. Verifica como elas concebem, planejam e acompanham o desenvolvimento ... -
Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
(2012)Resumo: A presente pesquisa investigou as concepções dos profissionais de creche (educadores e pedagoga) sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças. Verificou como os educadores e a pedagoga compreendem a linguagem ... -
O conhecimento metacognitivo de crianças em processo de alfabetização e suas implicações para o aprendizado da linguagem escrita
(2004)Resumo: Estudo sobre o conhecimento metacognitivo da criança acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, realizado no ano de 2003, na cidade de Curitiba-Pr, com o propósito de verificar as relações existentes entre ... -
A cultura cigana em questão : significados e sentidos da instituição escolar para a criança cigana
(2011)Resumo: O presente trabalho teve como propósito realizar o levantamento de aspectos da cultura cigana, identificando significados e sentidos atribuídos à escola por crianças ciganas. O contexto da pesquisa circunscreveu-se ... -
O desenho das crianças de 6 a 8 anos : os aspectos cognitivos das primeiras noções topológicas e suas representações
(2004)Resumo: A presente investigação tem como objetivo o estudo da função comunicativa do desenho visto como forma peculiar de transmitir uma idéia, uma imagem ou um signo e suas representações com as reconstruções no plano ... -
A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos nas vozes de crianças e na organização do trabalho pedagógico de duas instituições de Curitiba - PR
(2012)Resumo: A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração e a consequente inclusão de crianças de seis anos - no caso do Paraná, antes mesmo dessa idade - na segunda etapa da Educação Básica suscitou o debate ... -
A experiência escolar cotidiana e a construção de gênero na subjetividade infantil
(2004)Resumo: Investiga como a escola interfere na construção do gênero na subjetividade de meninos e meninas pré-escolares com idade entre 5 e 6 anos, utilizando os expedientes da pesquisa qualitativa em um estudo de caso. Faz ... -
Inclusão escolar da criança pequena com necessidades especiais : concepções de mães, de educadoras da educação infantil e de professoras do atendimento educacional especializado
(2013)Resumo: A tese investiga as concepções que norteiam o processo de inclusão educacional da criança pequena com necessidades especiais segundo suas Mães, suas Educadoras da Educação Infantil, e suas Professoras do Atendimento ... -
Infância, indústria cultural e escola de educação infantil : imagens concatenadas
(2005)Resumo: Esta pesquisa analisa como a indústria cultural está presente em duas escolas de educação infantil, uma pública e outra particular, na cidade de Curitiba. O estudo fundamenta-se em duas áreas das ciências humanas, ... -
Interações em sala de aula : vinculações afetivas e a constituição da pessoa para Henri Wallon
(2012)Resumo: O homem demonstra sua expressividade emocional desde seu nascimento. Expressa as emoções corporalmente e, com o auxílio da emocionalidade, garante sua sobrevivência. As emoções e afetos passam por processos de ... -
A invenção das brincadeiras : um estudo sobre a produção das culturas infantis nos recreios de escolas em Curitiba
(2010)Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir e compreender o modo como as crianças realizam, processam e produzem cultura enquanto brincam nos intervalos de recreio escolar. Participaram da pesquisa crianças com ... -
A linguagem oral na educação infantil : uma reflexão sobre seus fundamentos e inserção no planejamento escolar
(2012)Resumo: Neste trabalho tratamos do papel da linguagem oral no desenvolvimento cognitivo da criança e sua importância no contexto da Educação Infantil. Partindo principalmente das ideias de Piaget, Vygotsky, Bruner e ...