Análise do efeito de um programa de atendimento para pais sobre a responsividade de parental
Resumo
Resumo: Praticamente todos os pais têm a preocupação de exercer práticas educativas que sejam favoráveis ao desenvolvimento de seus filhos. Esta preocupação tem encontrado bastante espaço nas pesquisas psicológicas que buscam correlações entre as práticas parentais e o comportamento da criança. Apesar da abundante literatura sobre o tema, são poucos os programas de intervenção para pais que têm resultados controlados em termos do efeito da intervenção sobre o comportamento dos pais e/ou filhos. O presente estudo tem por objetivo analisar o efeito de um programa de intervenção para pais sobre a sua responsividade. Para tal, adotou-se o conceito de responsividade proposto por Maccoby e Martin (1983), fazendo-se uma leitura analítico-comportamental do conceito. Os pais de 5 crianças de 6 a 7 anos receberam intervenção individual, em 6 sessões. Os participantes foram divididos em dois grupos (A e B) que receberam intervenção em momentos diferentes. Através de observação em situação estruturada, foram registradas as práticas educativas dos pais em 3 momentos: antes do início das intervenções, após a intervenção com o grupo A e após a intervenção com o grupo B. A análise dos resultados mostrou que o efeito imediato da intervenção foi o aumento da responsividade, sendo que duas das cinco categorias comportamentais delimitadas no estudo apresentaram generalização temporal. Os participantes avaliaram o programa positivamente, e a adesão foi quase total. Os resultados obtidos podem contribuir no delineamento de programas de intervenção que visem não apenas a avaliação positiva pelos pais, mas principalmente a maior efetividade do programa. Abstract: Parents are often concerned about carrying out parenting practices that provides to their children the best psychosocial development. This concern has taken place in psychological researches that look for correlations between parenting practices and children behavior. Although there are many studies on this issue, there are few intervention programs for parents that has results assessed in terms of intervention's effect over parents and/or children. This study aims to analyze the effect of an intervention program for parents on their responsiveness. To this purpose the concept of responsiveness proposed by Maccoby and Martin (1983) was adapted to a behavioral-analytic approach. Parents of five 6 and 7 years old children received individual intervention, in 6 sessions. Participants were divided in two groups (A and B) that received intervention in different moments. Using a structured situation observation, parenting practices of the participants were assessed in 3 different moments: before the beginning of interventions, after intervention with group A participants and after intervention with group B participants. The analysis of results showed that intervention had the short-term effect of enhancing responsiveness in parents, and long-term effect on two of the five categories defined on this study. Participants evaluated the program positively, and the adhesion was approximately total. These results may contribute on planning intervention programs that aims not only the positive evaluation by parents, but also a major effectiveness of the program.
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