O desenho das crianças de 6 a 8 anos : os aspectos cognitivos das primeiras noções topológicas e suas representações
Resumo
Resumo: A presente investigação tem como objetivo o estudo da função comunicativa do desenho visto como forma peculiar de transmitir uma idéia, uma imagem ou um signo e suas representações com as reconstruções no plano mental do que está estruturado no plano das ações. O estudo centraliza-se na apropriação cognitiva de noções matemáticas topológicas, suficientes para engendrar geometricamente o pensamento acerca do espaço e a construção de significativas relações espaciais: de vizinhança, de separação, de ordem, de circunscrição ou envoltório e de continuidade, noções estas que permearão toda a pesquisa. O desenho é então, uma forma da função semiótica a meio caminho entre o jogo simbólico e a imagem mental, com a qual compartilha o esforço de imitação interiorizada do real. O eixo central é o estudo sobre vizinhança buscando analisar o entendimento infantil e a função das produções gráficas dos desenhos produzidos por 35 crianças de 06 a 08 anos, em uma escola da rede pública de ensino de Curitiba/PR, com referencial teórico firmado na epistemologia genética de Jean Piaget. Os participantes passaram por quatro tarefas e os resultados permitiram identificar a perspectiva topológica que envolve a criança nesta faixa etária e sua organização espacial. Abstract: The present investigation is aimed at the communicative function of the drawing seen as a peculiar way of an image or a sign and its representations with the reconstructions in the mental plane of what is framed in the action plans. The study is itself centralized in the cognitive gathering of topologic math notions, enought to raise geometrically the thought about the space and the construction of space relations meaning: of proximity, separation and arrangement, of circunscription or envelopment and continuity, these notions will embody the entire research. The drawing is a kind of semiotics function in the mids of the symbiotic game and the mental image, with which it shapes the imitation effort brought in from the real. The central axis is the study on proximity trying to analize the infant's understanding and the function of the drawing's graffic productions done by 35 children from 6 to 8 years of age, in a Curitiba public school, with theoretic referential based on the Jean Piaget genetic epistemiology. The participants were given four tasks and the results made it possible to identify the child's topological perspective in this age and space arrangement.
Collections
- Teses & Dissertações [9336]