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dc.contributor.authorSimon, Sandra Regina
dc.contributor.otherBulgacov, Sergio, 1950-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T19:16:57Z
dc.date.available2015-11-16T19:16:57Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26082
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 05/05/2011
dc.descriptionBibliografia: fls. 127-136
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: Estuda a avaliação institucional, o conteúdo e processo estratégicos nas escolas técnicas do estado do Paraná. Objetiva verificar como a avaliação institucional afeta conteúdo e processo estratégicos. Adota metodologia com primeira fase quantitativa e segunda fase qualitativa, com um corte transversal de aproximação longitudinal. Analisa uma organização escolar privada que tem como foco a educação profissio-nal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/PR. Coleta dados medi-ante observação, conversas, visitas, análise de documentos e artefatos relevan-tes. Para obter dados das pedagogas das escolas técnicas do estado do Para-ná, envia questionário eletrônico e obtém retorno de 63, dos quais 9 das escolas da rede federal de ensino - Instituto Federal do Paraná, 12 da rede privada – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/ Paraná e 42 da rede pública estadual. Anali-sa esses dados por meio de narrativas. Destaca que a escola privada encontra-se melhor estruturada quanto aos laboratórios e equipamentos; as pessoas envolvidas com a gestão são conhecedoras dos procedimentos legais e dos planejamentos dos cursos; há falta de recursos humanos para atender toda a necessidade destas orga-nizações; os alunos na sua maioria são jovens; nem todas as escolas fazem um acompanhamento sistemático das ações que desenvolvem, a metodologia utilizada em sala de aula é predominantemente tradicional tecnicista, a demanda é muito maior que a oferta de cursos no estado, no sul do país não há escola de ensino téc-nico que tenha uma metodologia e instrumentos tão completos e aplicados como este utilizado no estudo de caso, é necessária uma aproximação maior das mante-nedoras junto às escolas técnicas da rede pública para acompanhamento e suporte ao que é realizado; é satisfatória a aplicação de uma metodologia que acompanhe o processo avaliativo de organizações escolares para gerar mudanças e melhorias em seu conteúdo e processo estratégico. Assume como pressuposto que a qualidade das organizações escolares está estritamente vinculada a um processo avaliativo que propicie mudanças e melhorias contínuas por meio de novas descobertas, a fim de que se tenha uma educação de qualidade e uma sociedade melhor. Conclui que uma metodologia de avaliação institucional com critérios e instrumentos definidos, aplicados, acompanhados e analisados contribui para excelência dos serviços pres-tados pelas organizações escolares.
dc.description.abstractAbstract: Studies the institutional assessment, strategic content and process in technical schools in the state of Parana. Aims to verify how the institutional assessment affects content and strategic process. Adopts first phase methodology with quantitative and qualitative second phase, with a longitudinal cross-sectional approach. Parses a pri-vate school organization that focuses on professional education, the National Service of Industrial Learning SENAI / PR. Collecting data through observation, conversa-tions, visits, review relevant documents and artifacts. To get data from the technical schools of education majors Parana state, sends an electronic questionnaire and ob-tain return of 63, including 9 of the federal schools of education - Federal Institute of Paraná, 12 from private - National Service of Industrial Education / Parana and 42 public schools. Analyzes these data by means of narratives. Highlights that the pri-vate school is better structured as laboratories and equipment, people involved with the management are knowledgeable of the legal procedures and schedules of cours-es, there is lack of human resources to meet all the needs of these organizations, students in their Most are young and not all schools do a systematic monitoring of activities that develop the methodology used in the classroom is predominantly tradi-tional technicalities, the demand is much greater than the supply of courses in the state in the south of the country there is no school technical education that has a methodology and tools applied as complete and as used in this case study requires a closer approach of the sponsors with the technical schools of public support for and monitoring that is done, it is satisfactory to apply a methodology to monitor the as-sessment process for school organizations to create change and improvements in content and strategic process. The premise is that the quality of school organizations is closely tied to an evaluation process that fosters change and continuous improve-ment through new discoveries, in order to have a quality education and a better soci-ety. Concludes that the methodology of institutional assessment criteria and instru-ments designed, implemented, monitored and analyzed contributes to excellence of services provided by school organizations.
dc.format.extent155f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectPlanejamento estrategico
dc.subjectEnsino tecnico
dc.subjectEscolas tecnicas - Avaliação
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc371.207
dc.titleAvaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
dc.typeDissertação


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