Desafios e possibilidades do ensino de inglês nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Araucária-PR
Resumo
Resumo: Esta pesquisa investigou a implantação da disciplina de Língua Inglesa (LI) como componente curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF I) em escolas municipais de Araucária-PR, a partir da perspectiva de professores de inglês e de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Em 2024, foram aplicados questionários impressos e on-line a 17 professores, complementados por entrevistas presenciais com 11 desses profissionais e com membros da SMED, incluindo a Secretária de Educação, a Diretora do Departamento do Ensino Fundamental (EF), a Assessora Pedagógica e a Assessora da Área de LI. O estudo fundamenta-se em pesquisas sobre a legislação do ensino de inglês no Brasil, ensino de inglês no EF I, formação docente e linguística aplicada. Adotou-se uma abordagem qualitativo-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008), buscando articular as experiências dos participantes com a literatura da área. A questão central orientadora foi: quais os limites e possibilidades na implantação da disciplina de LI no EF I na Rede Municipal de Ensino de Araucária-PR? Os resultados revelam que os professores foram inicialmente formados para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental (EF II) e no Ensino Médio (EM), o que reforça a compreensão de que o ensino de Língua Inglesa para Crianças (LIC) demanda uma formação específica. Nesse sentido, os docentes também destacam a necessidade de documentos orientadores capazes de legitimar e subsidiar a prática pedagógica no EF I, em consonância com as particularidades da infância. Por sua vez, os representantes da SMED reconhecem que, embora a implantação do ensino de inglês no EF I tenha se originado de uma demanda administrativa, tal iniciativa acabou impulsionando um processo de ampliação política e pedagógica na rede municipal de ensino Abstract: This research investigated the implementation of English Language (LI) as a curricular component in elementary school (EF I) at municipal schools of Araucária-PR, from the perspective of English teachers and representatives of the Municipal Department of Education (SMED). In 2024, printed and online surveys were applied to 17 teachers, followed up with in-person interviews with 11 of these professionals and with members of the SMED, including the Secretary of Education, the Director of the Elementary Education Department, the Pedagogical Advisor, and the EL Advisor. The study is based on the analysis of legislation on English teaching in Brazil, English teaching in EF I, teacher training, and applied linguistics. A qualitative-interpretive approach was adopted (Bortoni-Ricardo, 2008), attempting to articulate the participants' experiences with the literature in the field. The central guiding question was: what are the limitations and possibilities in the implementation of the LI subject in EF I at the Municipal School System of Araucaria-PR? The results indicate that teachers were initially qualified to work in middle school (EF II) and in high school (EM), recognizing the importance of specific training for teaching English to children (LIC). In addition, they raised the demand for guiding documents that legitimize and support teaching practice in elementary school, considering the specificities of childhood. In addition, SMED representatives acknowledge that, although the implementation of English teaching in EF I originated from an administrative demand, this initiative ended up leading to a process of political and pedagogical expansion within the municipal education system
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