• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação dialógica freiriana : compreensão leitora e a Plataforma Inglês PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANGELA ILIVINSKI KRAUSE.pdf (2.455Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Ilivinski, Angela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Ancorada no campo da Linguística Aplicada e nas perspectivas da educação dialógica crítica de Paulo Freire, esta pesquisa teve como objetivo investigar como a compreensão leitora em Língua Inglesa é abordada na Plataforma Inglês Paraná High. Para tanto, buscou-se analisar em que medida as atividades de leitura propostas pela plataforma promovem o desenvolvimento de uma leitura crítica e significativa, conforme preconizado pela pedagogia freiriana. A fundamentação teórica principal abrange leituras de Freire (1986, 1987, 1989, 1996, 1997, 2005), Jordão (2005, 2006, 2007, 2011), Kleiman (2002, 2013) e Rojo (2004, 2009, 2012). A investigação, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico (André, 1995; Paiva, 2005, 2019, 2024), teve como cenário empírico uma escola da rede pública estadual do Paraná, contando com a participação de professoras de Língua Inglesa e estudantes do Ensino Médio. Os resultados indicam que a plataforma apresenta graves limitações pedagógicas, pois se baseia em atividades mecânicas e descontextualizadas, oriundas de uma concepção estruturalista de língua e de uma visão hegemônica da Língua Inglesa. Assim, prioriza-se a decodificação textual em detrimento da construção de sentidos críticos. A análise evidencia, ainda, a ausência de textos autênticos, a carência de estratégias de leitura que estimulem a inferência e a reflexão, bem como a frustração de professores e alunos diante de uma ferramenta imposta de maneira verticalizada. Conclui-se que a Plataforma Inglês Paraná High, em sua configuração atual, distancia-se de forma significativa dos pressupostos de uma educação linguística crítica e dialógica, revelando a necessidade de profundas reformulações que incorporem perspectivas decoloniais e socialmente relevantes para o ensino da Língua Inglesa
     
    Abstract: Anchored in the field of Applied Linguistics and informed by Paulo Freire’s perspectives on critical dialogical education, this research aimed to investigate how reading comprehension in English is addressed in the Plataforma Inglês Paraná High. To this end, the study sought to examine the extent to which the reading activities proposed by the platform foster the development of critical and meaningful reading, as advocated by Freirean pedagogy. The theoretical framework draws primarily on the works of Freire (1986, 1987, 1989, 1996, 1997, 2005), Jordão (2005, 2006, 2007, 2011), Kleiman (2002, 2013), and Rojo (2004, 2009, 2012). This qualitative, ethnographically oriented investigation (André, 1995; Paiva, 2005, 2019, 2024) was conducted in a state public school in Paraná, with the participation of English language teachers and high school students. The findings indicate that the platform presents serious pedagogical limitations, as it relies on mechanical and decontextualized activities derived from a structuralist conception of language and a hegemonic view of the English language. As such, textual decoding is prioritized to the detriment of the construction of critical meaning. The analysis further highlights the absence of authentic texts, the lack of reading strategies that promote inference and reflection, and the frustration of both teachers and students when faced with a tool imposed in a top-down manner. It is concluded that the Plataforma Inglês Paraná High, in its current configuration, diverges significantly from the principles of a critical and dialogical language education, thus underscoring the need for substantial reformulations that incorporate decolonial and socially relevant perspectives for the teaching of English
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99713
    Collections
    • Dissertações [220]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV