Educação dialógica freiriana : compreensão leitora e a Plataforma Inglês PR
Resumo
Resumo: Ancorada no campo da Linguística Aplicada e nas perspectivas da educação dialógica crítica de Paulo Freire, esta pesquisa teve como objetivo investigar como a compreensão leitora em Língua Inglesa é abordada na Plataforma Inglês Paraná High. Para tanto, buscou-se analisar em que medida as atividades de leitura propostas pela plataforma promovem o desenvolvimento de uma leitura crítica e significativa, conforme preconizado pela pedagogia freiriana. A fundamentação teórica principal abrange leituras de Freire (1986, 1987, 1989, 1996, 1997, 2005), Jordão (2005, 2006, 2007, 2011), Kleiman (2002, 2013) e Rojo (2004, 2009, 2012). A investigação, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico (André, 1995; Paiva, 2005, 2019, 2024), teve como cenário empírico uma escola da rede pública estadual do Paraná, contando com a participação de professoras de Língua Inglesa e estudantes do Ensino Médio. Os resultados indicam que a plataforma apresenta graves limitações pedagógicas, pois se baseia em atividades mecânicas e descontextualizadas, oriundas de uma concepção estruturalista de língua e de uma visão hegemônica da Língua Inglesa. Assim, prioriza-se a decodificação textual em detrimento da construção de sentidos críticos. A análise evidencia, ainda, a ausência de textos autênticos, a carência de estratégias de leitura que estimulem a inferência e a reflexão, bem como a frustração de professores e alunos diante de uma ferramenta imposta de maneira verticalizada. Conclui-se que a Plataforma Inglês Paraná High, em sua configuração atual, distancia-se de forma significativa dos pressupostos de uma educação linguística crítica e dialógica, revelando a necessidade de profundas reformulações que incorporem perspectivas decoloniais e socialmente relevantes para o ensino da Língua Inglesa Abstract: Anchored in the field of Applied Linguistics and informed by Paulo Freire’s perspectives on critical dialogical education, this research aimed to investigate how reading comprehension in English is addressed in the Plataforma Inglês Paraná High. To this end, the study sought to examine the extent to which the reading activities proposed by the platform foster the development of critical and meaningful reading, as advocated by Freirean pedagogy. The theoretical framework draws primarily on the works of Freire (1986, 1987, 1989, 1996, 1997, 2005), Jordão (2005, 2006, 2007, 2011), Kleiman (2002, 2013), and Rojo (2004, 2009, 2012). This qualitative, ethnographically oriented investigation (André, 1995; Paiva, 2005, 2019, 2024) was conducted in a state public school in Paraná, with the participation of English language teachers and high school students. The findings indicate that the platform presents serious pedagogical limitations, as it relies on mechanical and decontextualized activities derived from a structuralist conception of language and a hegemonic view of the English language. As such, textual decoding is prioritized to the detriment of the construction of critical meaning. The analysis further highlights the absence of authentic texts, the lack of reading strategies that promote inference and reflection, and the frustration of both teachers and students when faced with a tool imposed in a top-down manner. It is concluded that the Plataforma Inglês Paraná High, in its current configuration, diverges significantly from the principles of a critical and dialogical language education, thus underscoring the need for substantial reformulations that incorporate decolonial and socially relevant perspectives for the teaching of English
Collections
- Dissertações [220]