Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherGodoy, Elenilton Vieira, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherMatucheski, Silvana, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorPereira, Luciana Zaidanpt_BR
dc.date.accessioned2025-11-25T19:48:12Z
dc.date.available2025-11-25T19:48:12Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99488
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionBanca: Carlos Roberto Vianna (Presidente da Banca), Elenilton Vieira Godoy, Silvana Matucheski, Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 31/10/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre a formação continuada de professores no Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no que se refere a Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento. A pesquisa teve como objetivo principal a constituição de fontes orais, registrando as falas de professoras da rede municipal de Curitiba sobre as ações do PNAIC no ano de 2014. As colaboradoras da pesquisa participaram do programa na condição de orientadoras de estudos. As entrevistas foram feitas mediante procedimentos metodológicos da História Oral em sua vertente temática, contando com seis colaboradoras que atuam em escolas, com turmas de ciclo I1. A partir das suas narrativas discute-se a relevância desse programa na trajetória profissional dessas profissionaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents the results of a research on the continuing education of teachers in the National Pact Literacy at the Right Age (PNAIC) regarding Mathematical Literacy from the perspective of Literacy. The research had as its main objective the constitution of oral sources, recording the speeches of teachers from the Curitiba municipal network about the actions of PNAIC in 2014. The research collaborators participated in the program as study advisors. The interviews were conducted through methodological procedures of Oral History in its thematic aspect, with six collaborators who work in schools, with classes of cycle I2. From their narratives we discuss the relevance of this program in the professional trajectory of these professionalspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAlfabetizadoras e sua participação no Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) : dizeres sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramentopt_BR
dc.title.alternativeAlfabetizadoras e sua participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples