| dc.contributor.advisor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Godoy, Elenilton Vieira, 1973- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Matucheski, Silvana, 1982- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Rolkouski, Emerson, 1975- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | pt_BR |
| dc.creator | Pereira, Luciana Zaidan | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T19:48:12Z | |
| dc.date.available | 2025-11-25T19:48:12Z | |
| dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99488 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | pt_BR |
| dc.description | Banca: Carlos Roberto Vianna (Presidente da Banca), Elenilton Vieira Godoy, Silvana Matucheski, Emerson Rolkouski | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 31/10/2019 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre a formação continuada de professores no Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no que se refere a Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento. A pesquisa teve como objetivo principal a constituição de fontes orais, registrando as falas de professoras da rede municipal de Curitiba sobre as ações do PNAIC no ano de 2014. As colaboradoras da pesquisa participaram do programa na condição de orientadoras de estudos. As entrevistas foram feitas mediante procedimentos metodológicos da História Oral em sua vertente temática, contando com seis colaboradoras que atuam em escolas, com turmas de ciclo I1. A partir das suas narrativas discute-se a relevância desse programa na trajetória profissional dessas profissionais | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This dissertation presents the results of a research on the continuing education of teachers in the National Pact Literacy at the Right Age (PNAIC) regarding Mathematical Literacy from the perspective of Literacy. The research had as its main objective the constitution of oral sources, recording the speeches of teachers from the Curitiba municipal network about the actions of PNAIC in 2014. The research collaborators participated in the program as study advisors. The interviews were conducted through methodological procedures of Oral History in its thematic aspect, with six collaborators who work in schools, with classes of cycle I2. From their narratives we discuss the relevance of this program in the professional trajectory of these professionals | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Professores de matematica - Formação | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.title | Alfabetizadoras e sua participação no Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) : dizeres sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento | pt_BR |
| dc.title.alternative | Alfabetizadoras e sua participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |