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dc.contributor.advisorJacinto, Lucas Casonato, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorYared, Thomas Ruaropt_BR
dc.date.accessioned2025-11-13T23:23:24Z
dc.date.available2025-11-13T23:23:24Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99350
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Lucas Casonato Jacintopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a aplicação de instrumentos da economia comportamental, com ênfase no conceito de nudge, como ferramenta de apoio às políticas públicas voltadas à sustentabilidade, especialmente no consumo doméstico de água e energia. Fundamentado nos estudos de autores como Thaler, Sunstein, Kahneman e Loewenstein, o estudo parte do pressuposto de que os indivíduos frequentemente tomam decisões influenciadas por heurísticas e vieses, o que abre espaço para intervenções não coercitivas que reestruturem o ambiente de escolhas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão da literatura nacional e internacional com foco em estudos empíricos que avaliaram intervenções comportamentais em contextos urbanos. O trabalho discute os mecanismos de ação dos nudges — especialmente normas sociais descritivas e estratégias de disclosure — e os resultados observados em experiências de larga escala. Também se analisa como essas intervenções vêm sendo adaptadas ao contexto brasileiro, considerando limitações institucionais, operacionais e culturais. Como resultado, conclui-se que os nudges se mostram eficazes para induzir mudanças comportamentais sustentáveis de forma escalável e de baixo custo, desde que bem desenhados e adaptados ao perfil do público-alvo. Por fim, são apontados caminhos para o avanço da agenda comportamental no Brasil, com destaque para o fortalecimento de evidências empíricas, o uso estratégico de dados e o desenvolvimento institucionalpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This undergraduate thesis aims to analyze the application of behavioral economics tools, with an emphasis on the concept of nudge, as a support mechanism for public policies focused on sustainability—particularly regarding household water and energy consumption. Grounded in the theoretical contributions of authors such as Thaler, Sunstein, Kahneman, and Loewenstein, this study assumes that individuals often make decisions influenced by heuristics and cognitive biases. This creates an opportunity for non-coercive interventions that restructure the decision-making environment. The research was developed through a comprehensive review of national and international empirical studies that evaluated behavioral interventions in urban contexts. It discusses the mechanisms through which nudges—especially descriptive social norms and disclosure strategies— operate and the outcomes observed in large-scale experiments. The study also examines how these interventions have been adapted to the Brazilian context, considering institutional, operational, and cultural challenges. The results indicate that nudges are effective in promoting sustainable behavioral change in a scalable and low-cost manner, provided they are well-designed and tailored to the target audience. Finally, the study highlights future directions for expanding behavioral public policy in Brazil, including the development of empirical evidence, strategic use of administrative data, and institutional strengtheningpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectÁgua - Consumopt_BR
dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectEnergia - Consumopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleNudges na economia doméstica de recursos ambientais : água e energiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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