• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A experiência feminina na modernidade : os romances e contos de autoria feminina da Editora Livraria Leite Ribeiro

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - GABRIELE MARIS PEREIRA FENERICK.pdf (6.863Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Fenerick, Gabriele Maris Pereira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar a representação da experiência feminina durante a modernidade por meio da análise de romances e contos de autoria feminina publicados pela Editora Livraria Leite Ribeiro entre 1917 e 1929. Segunda maior editora em termos de publicações de prosa de ficção na década de 1920, a Livraria Leite Ribeiro ainda carece de estudos aprofundados sobre sua história e seu catálogo. À vista disso, esta pesquisa dedica-se à análise de cinco obras: Nhonhô Rezende (1918), de Abel Juruá; Flores modernas (1921), Enervadas (1922) e Mãe (1924), de Chrysanthème; e A isca (1922), de Júlia Lopes de Almeida. Com base nessas obras, este estudo busca compreender como a experiência feminina é representada em meio às contradições da modernidade apoiando-se nas teorias de Rita Felski (O gênero da modernidade) e Marshall Berman (Tudo que é sólido desmancha pelo ar), que fundamentam as análises. Além de contribuir para os estudos de gênero e a crítica literária, esta tese também visa preencher lacunas na História do Livro no Brasil, destacando o papel da Editora Livraria Leite Ribeiro e das autoras que produziram literatura brasileira no início do século XX. Conclui-se que, no recorte aqui estudado, a representação das experiências femininas, atravessadas por tensões entre promessa emancipatória e persistência de constrangimentos de gênero, constitui um eixo recorrente e estruturante da ficção de autoria feminina publicada pela Livraria Leite Ribeiro. Ao iluminar essas formas narrativas de problematização da modernidade, a tese evidencia a relevância editorial da casa como espaço de circulação dessas vozes e contribui, simultaneamente, para o adensamento dos estudos de gênero, para a revisão crítica da historiografia literária e para a História do Livro no Brasil
     
    Abstract: This thesis aims to analyze the representation of female experience during modernity through the examination of novels and short stories written by women and published by Editora Livraria Leite Ribeiro between 1917 and 1929. The second-largest publisher of prose fiction in the 1920s, Livraria Leite Ribeiro still lacks in-depth studies on its history and catalog. In light of this, the research focuses on the analysis of five works: Nhonhô Rezende (1918) by Abel Juruá; Flores modernas (1921), Enervadas (1922), and Mãe (1924) by Chrysanthème; and A isca (1922) by Júlia Lopes de Almeida. Based on these works, this study seeks to understand how female experience is represented amid the contradictions of modernity, drawing on the theories of Rita Felski (The Gender of Modernity) and Marshall Berman (All That Is Solid Melts into Air), which underpin the analysis. In addition to contributing to gender studies and literary criticism, this thesis also aims to fill gaps in the History of the Book in Brazil by highlighting the role of Editora Livraria Leite Ribeiro and the women who produced Brazilian literature in the early 20th century. The study concludes that, within the scope examined here, the representation of female experiences, marked by tensions between emancipatory promise and the persistence of gender constraints, constitutes a recurring and structuring axis of the fiction authored by women and published by Livraria Leite Ribeiro. By shedding light on these narrative forms of engaging with modernity, the thesis underscores the editorial significance of the publishing house as a space for the circulation of these voices, while also contributing to the advancement of gender studies, a critical reassessment of literary historiography, and the History of the Book in Brazil
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99322
    Collections
    • Teses [247]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV