Avaliação de eficiência técnica das escolas do ensino fundamental da cidade de Curitiba
Resumo
Resumo : O presente trabalho busca mensurar e analisar a eficiência na utilização de recursos públicos educação com foco nas escolas municipais do ensino fundamental em Curitiba. Para isso foi utilizado a metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA) para calcular a eficiência técnica de escola do município de Curitiba a partir da variável Aluno por turma como insumo e o Índice Nacional da Educação Básica (IDEB) de cada escola como resultado. Os valores de eficiência calculados por escola foram usados como variável dependente em modelos econométricos lineares e espaciais e as variáveis explicativas foram o índice socioeconômico da escola (INSE), o índice de infraestrutura e uma proxy do gasto por aluno. Os resultados apresentados mostram que as escolas de Curitiba possuem uma eficiência média de 0,82, um valor alto e próximo da fronteira de eficiência igual a 1. Além disso, a variável representada INSE foi significativa no modelo linear, indicando que fatores como a desigualdade social é um dos condicionantes da ineficiência das escolas. O modelo espacial apresentou uma baixa correlação espacial, mas a análise LISA identificou clusters espaciais nos scores de eficiência em bairros da região centro e sul de Curitiba. Os resultados indicam que políticas públicas voltadas para a melhoria das condições das famílias podem impactar positivamente na melhoria da eficiência das escolas Abstract : This study seeks to measure and analyze efficiency in the use of public education resources, with a focus on municipal elementary schools in Curitiba. To this end, the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology was used to calculate the technical efficiency of schools in the municipality of Curitiba using the variable Pupil per class as an input and the National Basic Education Index (IDEB) for each school as an output. The efficiency values calculated per school were used as the dependent variable in linear and spatial econometric models and the explanatory variables were the school's socioeconomic index (INSE), the infrastructure index and a proxy for spending per pupil. The results show that Curitiba's schools have an average efficiency of 0.82, a high value and close to the efficiency frontier of 1. In addition, the variable represented by INSE was significant in the linear model, indicating that factors such as social inequality are one of the conditioning factors for school inefficiency. The spatial model showed a low spatial correlation, but the LISA analysis identified spatial clusters in the efficiency scores in neighborhoods in the central and southern regions of Curitiba. The results indicate that public policies pointed at improving family conditions can have a positive impact on improving school efficiency
Collections
- Ciências Econômicas [2176]