| dc.contributor.advisor | Oliveira, Victor Rodrigues de, 1991- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
| dc.creator | César, Lúcio Rosa | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T23:56:36Z | |
| dc.date.available | 2025-11-10T23:56:36Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99258 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Victor Rodrigues de Oliveira | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : A composição das mulheres no mercado de trabalho se dá num processo de longa duração e marcado por contradições, seja em desigualdades de rendimentos ou na existência de barreiras de entrada. Desse modo, o presente estudo almeja analisar empiricamente, no período de 2016 a 2023 e utilizando dados da PNAD Contínua, fatores que vieram a contribuir para a inserção e posicionamento profissional feminino sob a ótica da segregação ocupacional. Para isto, fora utilizado o índice de duncan calculado em ocupações a nível de 4 dígitos e agregado por trimestre e Unidade da Federação, em conjunto com a modelagem de regressão de dados de painel. Resultados apontam para a existência de um efeito geracional para o fenômeno da segregação de gênero no mercado de trabalho, na qual persiste de forma mais intensa em populações com maiores faixa de idade. No caso da educação formal, observa-se um comportamento contrário, em que faixas maiores de escolaridade geram efeitos decrescentes sobre o duncan. A pandemia do Covid-19 exerceu fortes pressões sobre o mercado de trabalho como um todo, apresentando correlação positiva com o índice calculado. De qualquer modo, os resultados apontam um cenário de continuidade na melhora do cenário brasileiro, onde as mulheres detêm uma participação relativa maior no mercado de trabalho paralelo a um padrão segregacional cada vez menos desfavorável | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract : The integration of women into the labor market has occurred through a longterm process marked by contradictions, particularly in income inequalities and the existence of entry barriers. This study aims to empirically analyze, for the period from 2016 to 2023 and using data from the PNADc, the factors that have contributed to women's labor market inclusion and professional positioning from the perspective of occupational segregation. To this end, the duncan index was calculated based on occupations at the 4-digit level, aggregated by quarter and by State level, in combination with panel data regression modeling. The results indicate the presence of a generational effect in the phenomenon of gender segregation in the labor market, which tends to persist more intensely among older populations. In the case of formal education, the opposite trend is observed: higher levels of education are associated with decreasing effects on the duncan index. The Covid-19 pandemic exerted strong pressures on the labor market, showing a positive correlation with the calculated index. Nevertheless, the findings suggest the continuity of the improving trend in the brazilian context, where women hold a relatively larger share of the labor market, alongside a progressively less unfavorable segregation pattern | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Economia | pt_BR |
| dc.subject | Discriminação de sexo no emprego | pt_BR |
| dc.subject | Mercado de trabalho - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres - Emprego - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Segregação - Brasil | pt_BR |
| dc.title | Segregação de gênero no mercado de trabalho brasileiro : uma análise empírica via índice de Duncan e dados em painel (2016-2023) | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |