| dc.contributor.author | Gonçalves Azeredo, Francieli | |
| dc.contributor.author | Paba Martínez, Jaime | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T12:35:02Z | |
| dc.date.available | 2025-11-06T12:35:02Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-06 | |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99172 | |
| dc.description | Trabalho realizado dentro do âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, na Universidade Federal do Paraná. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Pegada do Carbono, definida como o cálculo total da emissão de gases do efeito estufa causada por indivíduos, eventos ou produtos (ABNT, 2021; INTERNATIONAL STANDARD, 2018), pode auxiliar na quantificação da emissão de poluentes relacionados a mudanças climáticas e, portanto, tem se mostrado uma ferramenta capaz de atuar na conscientização para esse problema ambiental (ARBEX & PEROBELLI, 2010; DUBOIS et al., 2019). Desse modo, o educando, baseado em evidências por ele coletadas, pode elaborar raciocínios que sustentem tomadas de decisões em assuntos cotidianos, colaborando para a continuidade de sua alfabetização científica (SCARPA & CAMPOS, 2018).
Pensada para ser usada com estudantes da terceira série do ensino médio, a sequência didática (SD) aqui apresentada busca desenvolver a consciência ambiental do aluno a partir de dados do seu cotidiano, a fim de mostrar ao educando a sua participação ativa na degradação do ambiente e reforçar a sua responsabilidade no desenvolvimento de um mundo mais sustentável. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | carbono | pt_BR |
| dc.subject | Ecologia | pt_BR |
| dc.subject | ensino médio | pt_BR |
| dc.title | UMA TRILHA CONSCIENTE NA PEGADA DO CARBONO | pt_BR |
| dc.type | Text | pt_BR |