Resumo
A Pegada do Carbono, definida como o cálculo total da emissão de gases do efeito estufa causada por indivíduos, eventos ou produtos (ABNT, 2021; INTERNATIONAL STANDARD, 2018), pode auxiliar na quantificação da emissão de poluentes relacionados a mudanças climáticas e, portanto, tem se mostrado uma ferramenta capaz de atuar na conscientização para esse problema ambiental (ARBEX & PEROBELLI, 2010; DUBOIS et al., 2019). Desse modo, o educando, baseado em evidências por ele coletadas, pode elaborar raciocínios que sustentem tomadas de decisões em assuntos cotidianos, colaborando para a continuidade de sua alfabetização científica (SCARPA & CAMPOS, 2018).
Pensada para ser usada com estudantes da terceira série do ensino médio, a sequência didática (SD) aqui apresentada busca desenvolver a consciência ambiental do aluno a partir de dados do seu cotidiano, a fim de mostrar ao educando a sua participação ativa na degradação do ambiente e reforçar a sua responsabilidade no desenvolvimento de um mundo mais sustentável.