• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jovem nem-nem no Brasil : característica geracional ou consequência econômica?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_FLAVIA_NAIRA_KICANA_DE_SIQUEIRA.pdf (1008.Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Siqueira, Flávia Naira Kiçana de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho visa investigar a condição dos jovens nem-nem – jovens que não estudam e nem trabalham - no contexto brasileiro. A pesquisa busca identificar os principais determinantes socioeconômicos relacionados à condição nem-nem, considerando variáveis como sexo, raça/cor, escolaridade, região, área de moradia (urbana ou rural) e condição familiar. Também é analisada a possível correlação entre essa condição e o contexto de crise econômica ocorrido entre o segundo trimestre de 2014 e quarto trimestre de 2016. Para isso, foram utilizados microdados da PNAD Contínua, com recorte para a população jovem entre 15 e 29 anos. A metodologia adotada consistiu na estimação de um modelo de regressão logística. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas entre os grupos analisados: mulheres, jovens negros, pessoas com menor nível de escolaridade e moradores da região Nordeste apresentaram maior probabilidade de estarem nessa condição. A variável condição familiar também se mostrou relevante, tendo em vista que foi verificado que jovens que são cônjuges ou responsáveis pelo domicílio têm menores chances de serem nem-nem, sugerindo que o papel assumido dentro da estrutura familiar influencia a inserção produtiva. Já a variável referente à crise econômica não apresentou significância estatística, apontando para a necessidade de análises mais aprofundadas sobre seus efeitos específicos. Dessa forma, os resultados permitem concluir que a condição nem-nem no Brasil está associada a desigualdades sociais já consolidadas, que atingem a juventude de maneira desigual. O presente achado reforça a necessidade de políticas públicas que considerem as várias dimensões da exclusão social, sendo voltadas à educação, qualificação profissional e inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade
     
    Abstract : This study aims to investigate the condition of NEET youth — young people who are neither studying nor working — within the Brazilian context. The research seeks to identify the main socioeconomic determinants associated with being NEET, considering variables such as gender, race/ethnicity, educational level, region, area of residence (urban or rural), and family condition. It also analyzes the possible correlation between this condition and the economic crisis that occurred between the second quarter of 2014 and the fourth quarter of 2016. To this end, microdata from the Continuous PNAD survey were used, focusing on the youth population aged 15 to 29. The adopted methodology consisted of estimating a logistic regression model. The results indicate statistically significant differences among the analyzed groups: women, Black and Brown youth, individuals with lower levels of education, and residents of the Northeast region showed a higher probability of being in the NEET condition. The variable related to family condition also proved to be relevant, as it was observed that young people who are spouses or heads of household have a lower likelihood of being NEET, suggesting that the role assumed within the family structure influences productive inclusion. On the other hand, the variable referring to the economic crisis was not statistically significant, pointing to the need for further studies to better understand its specific effects.Thus, the findings allow us to conclude that the NEET condition in Brazil is linked to long-standing social inequalities that affect youth unevenly. These results reinforce the need for public policies that take into account the multiple dimensions of social exclusion, with a focus on education, professional training, and the productive inclusion of young people in vulnerable situations
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99159
    Collections
    • Ciências Econômicas [2176]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV